Hoje, dia 20 de maio, os jovens chineses celebram o que alguns chamam de Web Valentine’s Day ou simplesmente “dia de demonstrar amor“. Isso porque o dia 520 (mês 5, dia 20) tem a pronúncia muito semelhante ao “wo ai ni” que significa “eu te amo” em chinês.

wo ai ni eu te amo chines mandarim 2

É a oportunidade dos homens presentearem sua namorada com flores ou dinheiro. O “presente” mais esperado são 520 yuans (dinheiro chinês). Esse valor é em função da data, mas os menos afortunados podem dar 250, 20 ou 5 yuans. O que vale é a intenção de lembrar de quem você ama.

Confira alguns presentinhos criativos:

520 250 dinheiro yuan
Algumas notas formando um coração ♥

Essa foi a imagem mais postada no dia 20 de maio do ano passado na Sina Weibo, rede social mais popular da China.

E olha o que um chinês apaixonado deu de presente para a amada: 520 notas de 100 yuans cuidadosamente dobradas em formato de coração.

Screen Shot 2015-05-20 at 18.51.42
52 mil yuans, o que equivale a mais de R$ 20 mil

Amigas chinesas me contaram que esta data é muitas vezes escolhida para celebrar cerimônias de casamento. E não é que, voltando para casa hoje a tarde, passo por dois painéis enormes, com foto de um casal de noivinhos. O painel mostrava a direção da festa dos chinês Cristopher e Vicky, ou seja, o casamento estava acontecendo hoje mesmo.

Os chineses são realmente muito supersticiosos! Não acham? ♥