Transito engarrafamento carros moto bike cruzamento xangai china

Quando me perguntam “Você tem carro na China?”, a minha resposta é sempre a mesma: não! E nem quero ter! Além do transporte público ser muito conveniente e o táxi barato, o trânsito da China é um verdadeiro caos, totally crazy. Até nas cidades pequenas, com cerca de 1 milhão e meio de habitantes (sim, para as estatísticas populacionais da China isso é muito pouco), como é o caso da cidade onde moro, não é fácil dirigir.

Primeiro – e para mim, o mais impressionante – não existe placa ou qualquer sinal de PARE. É isso mesmo. Em um cruzamento sem semáforo não tem preferencial, “vence” o mais antenado. Para “ganhar” o direito de passagem, você, motorista, tem que ir se enfiando entre os carros e pedestres até conseguir passar. Ligar o pisca pra mudar de pista? Não é muito comum, e nem se faz necessário já que os carros geralmente andam no meio da faixa e trocam de pista quando bem entendem. Taxista então, nem se fala. O negócio é torcer para que o motorista do carro de trás esteja atento e freie a tempo.

E no caso de pequenos acidentes ou batidas, a melhor saída é resolver na hora com o motorista do outro veículo. Chamar a polícia nem adianta, os policiais geralmente não estão nem aí pra isso. E se alguém bater em seu carro e não parar, o problema $$ é todo seu. Certa vez comentava, com um colega alemão que já esta a 10 anos na China, sobre o fato de eu não querer dirigir aqui, ele me disse “você se acostuma”, eu pensei “duvido!”, mas ok, fim de papo. No dia seguinte, meu colega chega com um outro carro (mais simples que o seu, diga-se de passagem) e fala: um chinês son of a bitch bateu na minha BMW ontem a noite! Uma hora de negociação e quatro horas esperando o guincho com toda a ‘chinesada’ curiosa olhando.

Bom, ele teve sorte que o motorista do outro carro envolvido no acidente parou e arcou com os custos do conserto. Já os motoristas do vídeo abaixo não tiveram a mesma sorte – muito menos o motoqueiro que saiu com pressa e se deu mal.

Aperte o play e se divirta com o vídeo de um pequeno acidente de trânsito na China. Aviso: vale a pena assistir até o fim, é muito engraçado!

Se com os carros o trânsito já é perigoso, imagina com milhões de motinhos andando pelas ruas sem respeitar os (poucos) sinais, na contramão e em cima das calçadas. E a faixa de pedestres é só para bonito, não espere que algum veículo irá parar para você passar. Ou seja, até andar a pé pelas ruas da China é perigoso. E você reclamando do trânsito na sua cidade, não é?!

Então, vai uma carona aí?

transito louco moto