Confesso que quando ainda morava no Brasil, a China não fazia parte dos TOP 10 países que eu sonhava em conhecer. Primeiro por ser do oooutro lado do mundo, segundo porque eu tinha a ideia de que o país não tivesse tantos lugares interessantes para turistar. Hoje, só digo uma coisa: puro EN-GA-NO! A China é um país enorme, que além de ser rico em cultura e história, tem muitas, mas muitas, belezas naturais. A cada dia que passa eu descubro mais lugares surpreendentes que essa terra tem para oferecer.

Através de pesquisas, dicas de amigos e experiência própria, listei apenas 10 das muitas cidades chinesas que valem a pena conhecer.

1. Pequim (Beijing): a atual capital do país é parada obrigatória para quem vem à China. Tem que conhecer Hutong – o coração cultural e geográfico da cidade, a encantadora Cidade Proibida, o Templo do Céu, que é lindo demais e claro, a Muralha da China. Só para citar os principais, pois essa enorme cidade tem tantos lugares históricos, parques, ruas bacanas, shoppings e um bocado de outras coisas legais a oferecer.

Cidade Proibida Forbidden City Pequim
Detalhes da entrada Cidade Proibida, Forbidden City

2. Xangai (Shanghai): a maior cidade da China é uma das minhas preferidas. É mais moderninha e a fusão entre ocidente e oriente é bem visível. Apesar de não ter tantos lugares históricos como Beijing (os mais famosos são o Yuyuan Garden, a Torre de Pérola e o templo Jade Buddha), ela ganha pela beleza e pela atmosfera moderna.

shanghai the bund vista pudong pearl tower

Vista da Pearl Tower, do The Bund

3. Xi’an: é uma das cidades mais antigas e históricas da China e já serviu três vezes como capital do país a milhões de anos passados. Repleta de relíquias, ruínas antigas e monumentos históricos, é lá que fica o Terracotta Army (Exército Terracota), que concorre para ser a oitava maravilha do mundo. É destino de muitos turistas, estrangeiros e chineses, e se você pretende ir fundo na antiga civilização chinesa, é para lá que deve ir.

Terraccota Army Warriors Xian
Esculturas em terracota simbolizam o exército de Qin Shi Huang, primeiro imperador da China
Pearl Tower, a 6a torre mais alta do mundo
Pearl Tower, a sexta torre mais alta do mundo

4. Chengdu: a cidade da província de Sichuan é famosa pelo parque dos pandas gigante, o Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding (siiim, lá você pode tocar/abraçar os pandas filhotes, fofo demais!), mas vai muito além disso. A 4a maior cidade da China é rodeada por rios, lagos e cachoeiras que são verdadeiras fontes de beleza natural. A foto abaixo mostra um dos lugares que foi declarado patrimônio da UNESCO.

huanglong lagoa perto chengdu
Lagos de Huanglong, parece mentira de tão lindo
panda gigante chengdu
Os pandas são preguiçosos e estão sempre mastigando algo. Mas não dá pra negar que são pura fofura

5. Hangzhou: possui um dos cartões postais mais famosos da China, o Xihu Lake (Lago do Oste). Chama a atenção de turistas pelas paisagens e bagagem cutural, com jardins, casas de chá, pagodes e outras construções históricas ao redor do lago. Dá para cruzá-lo de barco e conhecer de perto cada cantinho. Para ter uma ideia de sua dimensão, o passeio dura em torno de 1 hora e meia.

West Lake pagode Hangzhou
Um pedacinho do belo Xihu Lake

6. Lassa (Lhasa): capital e principal porta de entrada para o Tibet. É o centro da cultura tibetana e da vida religiosa. O Palácio de Potala, principal residência de Dalai Lama, é o ponto turístico mais visitado.

palacio de potala lhasa tibet china
O Pálacio também foi decretado patrimônio da UNESCO

7. Sanya: para quem ama praia, assim como eu, o destino perfeito na China é a ilha de Hainan, extremo sul. São mais de 20km de praias, consideradas as mais bonitas do país, e resorts 5 estrelas a beira-mar. E ainda, por preços que cabem no bolso. O clima é agradável até na baixa temporada, que eu acho a melhor época de ir para relaxar e fugir da confusão de chineses.

sanya Hainan praia guan yin
Estátua de Buda e mar limpo em Sanya 

8. Xiamen: Claro que eu não iria deixar de fora da lista a minha cidade! Xiamen é uma ilha no sudeste da China, cujo meio ambiente é considerado um dos melhores do país. Os dias de verão são sempre ensolarados e com céu azul. A 5 minutos de barco fica Gulang Yu, uma pequena ilha com prédios históricos, praças cheia de árvores antigas e pequenas praias ótimas para contemplar um belo pôr-do-sol. Na ilha não entram carros e é tão gostoso caminhar e se perder pelas suas ruelas cheias de lojinhas e barzinhos.

Gu lang yu praia xiamen
Uma das praias da ilha de Gulang Yu

9. Kunming: a capital da província de Yunnan é conhecida como Spring City (Cidade da Primavera), devido ao seu clima agradável o ano inteiro e às flores que a enfeitam. Ela tem templos e parques ótimos para turistar, com destaque para o Stone Forest, que possui 400 km quadrados de floresta de pedras. Amigos fizeram esse passeio e trouxeram boas recomendações. Estou louca para conhecer.

Kunming Stone Forest
Floresta de pedras, um cenário e tanto

10. Suzhou: históricamente, é sinônimo da alta cultura e elegância, berço de artistas, escritores e alta sociedade. Hoje, é conhecida como cidade das águas, por estar nas margens do Grande Canal, e pelos belos jardins. E olha que curioso, Suzhou é cidade-irmã de Porto Alegre, capital do meu Rio Grande, tchê!

Suzhou canais ponte
Canais de Suzhou, barcos e pontes

Algumas cidades eu já tive oportunidade de conhecer pessoalmente e vou falar mais sobre nos próximos posts, outras ainda estão na minha wishlist. Foi difícil selecionar apenas 10, pois como disse no início do texto, a China tem muitos lugares bacanas e naturalmente lindos. Espero que após ler minhas palavras, você tenha ficado (mais) interessado em conhecer ou voltar à China.

Xiè xie!