A moda é uma forma das pessoas expressarem sua identidade e para mim, o vestuário é o conceito que mais se destaca. Claro que não concordo em julgar alguém pela forma que ela se veste, mas pode-se dizer que o seu estilo está diretamente ligado a sua personalidade.

Dentre as tantas diferenças culturais entre Brasil e China, ocidente e oriente, a forma de se vestir é mais uma delas. E como apaixonada por moda que sou, nunca deixo de reparar nos looks de rua das chinesas.

estilo chines amigas fashion

O que mais me chama atenção, e acho que de qualquer estrangeiro, é o comprimento das saias, shorts e vestidos. É tudo muito curto! Tão curto que as vezes até aparece a dobrinha da bunda. Se vestir assim, não é considerado vulgar e tampouco os chineses acham sexy. Talvez porque as mulheres chinesas, em sua maioria, são magras, de pernas finas e quadris estreitos? Não sei. Mas engana-se quem pensa que todas elas tem esse tipo físico, tem muita chinesa com coxa grossa, sim. Mas com perna grossa ou fina, não interessa, elas não deixam de usar roupa curta. As vezes, até no ambiente de trabalho. E no início, isso foi até meio surpreendente para mim. Mas notei que os chineses não dão a mínima…

look curto vestido saia short

short vestido curto perna coxa

É até estranho ver uma chinesa usando calça jeans lisa, porque, realmente, não é tão comum elas usarem quanto nós brasileiras, que amamos o bom e velho jeans básico. Esses dias vi uma menina de calça jeans, sem rasgos e sem detalhes e me peguei pensando: opa, tem alguma coisa diferente naquela ali… Era por causa da calça jeans basiquéte. Elas gostam mesmo é de usar meia calça (para combinar com os shortinhos mini!). As de nylon no verão e as grossas e de lã no inverno. Podem ser coloridas, com estampa ou bordados, mas quanto mais branca melhor (mesmo que destoe da cor do resto do corpo), afinal, como comentei no post das sombrinhas, as chinesas prezam muito pela pele branca.

meia calça colorida

As mullets skirt (aquelas com a parte de trás mais longa, lembra?!) ainda não saíram de moda por aqui. Álias, fazem muito sucesso entre as chinesas. Assim como a saia/vestido sheer, o longo transparente com um forro mais curto. E tenho a impressão que o tecido preferido costuma ser chiffon, ou outro estilo mais leve e transparente. Elas usam muito no verão!

amiga vestido longo cauda amizade look

vestido mullet skirt cauda longa china

Nas grandes metrópoles e nos bairros mais descolados, você encontra as chinesas moderninhas, fashionistas, aquelas que estão ligadas nas últimas tendências. Mas considerando que estamos no país mais populoso do mundo, prepare-se para ver de tudo no street style chinês!

Este é apenas um pequeno resumo do que mais me chamou a atenção na moda de rua, logo que cheguei ao país. Ainda tenho minhas considerações sobre calçados e acessórios, que podem trazer mais surpresas, pra quem está acostumado com o estilo brasileiro. Mas isso é outro capítulo a parte.

Então, o que achou do street style chinês? Hot or not? kkk Conte nos comentários!