Esses dias falei aqui no blog sobre o estilo de se vestir das chinesas e fiquei relembrando as primeiras impressões que tive sobre a moda na China logo que cheguei ao país, o que me inspirou a escrever este post.

Essa história de que no Brasil a moda é democrática e cada um se expressa como quer, na minha opinião, não é bem assim. Tudo o que sai um pouco fora dos padrões de beleza estipulados pela sociedade é duramente criticado. Estão aí algumas colunas sociais de fofocas e perfis de instagram feitos só para zoar com o look dos famosos, para comprovar isso.

Apesar de ser um país comunista, quando o assunto é moda, a China ganha do Brasil e de muitos outros países em democracia. Uma das coisas que mais fez eu me sentir bem logo que cheguei à China foi o fato de que você tem a liberdade de se produzir como quiser e vestir qualquer roupa para sair às ruas, e ninguém irá te julgar por isso. Claro que os chineses nos olham, eles são curioso e nós ocidentais somos “diferentes”, mas não é com intenção de julgar e nem por maldade.

Aqui você pode usar de tudo: desde saia curtissíma, que mais parece a largura de um cinto, até vestido longo de chiffon com brilho, para ir ao supermercado. Salto alto com meia, renda com paetê, chapéu de palha com vestido social, tudo liberado! Não se trata de um desfile de moda, obviamente, acho até que é falta de noção e de senso de estética, mas a verdade é que as chinesas criam um estilo próprio e o seguem com lealdade.mae filha maos dadas chapeu

vestido aliexpress renda perola dourado peplum

renda tecido saia justa

meia longaConcluindo, se você vier à China, não se preocupe com o que vai trazer na mala, qualquer produção será bem vinda!

Essas são as minhas impressões e quais foram as suas? Conte nos comments!