Que a China é o país do produto fake, isso todo mundo sabe. Mas a criatividade dos chineses para copiar e replicar produtos e até criar marcas com nome semelhantes – eu diria, quase iguais – às grifes internacionais, é de chorar de rir! O que mais se vê por aqui são roupas, sapatos, bolsas e bijoux com o símbolo da Chanel (tá aí minha inspiração pro logo do China Chic), sendo vendidos sem cerimônia nos quiosques dentro de shoppings e nas ruas comerciais e claro, presente também no look da mulherada. Louis Vuitton, Miu Miu, Dior, Gucci, Valentino, nenhuma grife escapa. Na maioria das vezes, não são nem cópias ou réplicas dos produtos originais, apenas usam o nome/logo das marcas estampados nas peças, para ajudar a vender.chanel grife logo fake

sapato sapatilha slipper chanel brilho perola

chinelo tamanco chanel sapato brilho

bijoux bijus brinco chanel pedras douradoNos “fake markets” eles vendem de tudo: roupas, bolsas, carteiras, relógios, óculos, tênis, eletrônicos e o que mais for possível copiar. E tudo réplica do original. As cópias mais simples ficam expostas nas prateleiras e as melhores – aquelas que até dá para enganar que é verdadeira – ficam escondidas e os vendedores só mostram para quem sabe e pede para ver as de “good quality“, como os próprios chamam. Se o vendedor confiar em você, ele te levará para os corredores atrás dos estandes, onde estão guardados os “melhores” produtos. E vou te falar, o povo compra mesmo. Estrangeiros. Os fake markets são tão organizados e liberados pelo governo (ao meu ver), que no de Xangai existe até uma agência do Bank of China dentro do market, que mais parece um shopping center, com uma estrutura mais simples. Já nas lojas de rua e quiosques de shopings não é permitido vender réplicas e é aí que eles usam o nome das marcas com letras trocadas, para confundir o olhar do consumidor desavisado. Miu Miu vira Min Min, Dior vira Diar, Chanel vira Chenal, Armani vir Armnai, Kate Spade vira Keta Speda. E o Micheal Kros gente?? kkkk… É um troca-troca de letras sem fim. 

bolsa bag chanel dourada preta

min min bolsa carteira fashion

kate spade bolsa laço rosa

diar bolsa dior pink fofa

giorgio armani camisa grife marca

E as chinesas usam sem dó nem piedade, afinal, aqui é o país da falsificação. Se elas acham que isso dá status ou é por alienação? Não sei dizer. Só sei que é febre. E no fundo, acho que a maioria nem liga.

E para aqueles que se interessam em pagar menos por produtos de grife (cof cof), o Aliexpress tá cheio.