Além da feliciade de conhecer uma nova cultura, passear e descobrir as principais atrações do Vietnã, a parte de compras e shopping é muito bacana e nos permite entrar, ainda mais, em contato com a cultura local. E assim como todo lugar turístico que se preze, o Vietnã também oferece diversas opções de souvenirs e gifts para o viajante trazer de volta na mala. Mas os do país vão muito além de simples lembrancinhas. Eu fiquei encantada com o trabalho das artesãs e a beleza e variedade de peças handmade, que vão desde estátuas de pedra, até bolsas e acessórios com madrepérola e roupas de seda. E eu, como amante da moda e boa apreciadora de artigos femininos, mostro aqui os mais bacanas…

BOLSAS E CARTEIRAS (SEDA, BORDADOS E MADREPÉROLA)

A alegria de qualquer mulher é dar de cara com uma loja cheia de bolsas com design diferenciado e preço baixo, não é mulherada?! Agora imagina modelos únicos em seda, com bordados de bom gosto ou com a delicadeza da madrepérola? No Vietã tem!

A seda é um tecido muito usado no país e o de lá é de ótima qualidade. Além de carteiras e clutchs, ainda encontramos lenços e roupas de seda, inclusive o Qipao, a veste tradicional chinesa {estou preparando um post bem legal sobre como usar, fiquem ligadas ;)}.

Todas as bolsas e carteiras trazem algum detalhe ou desenho bordado, inspirados em temas étnicos ou da natureza. Álias, o bordado é outra técnica artística tradicional no Vietnã. As peças, que vão de bolsas até quadros, mostram desenhos incrivelmente detalhados, e na maioria das vezes, totalmente feitos pelas habilidosas mãos de artesãos. Tudo muito lindo e bem-feito!

carteira seda tons pasteis

bolsa carteira seda coloridas

bolsa carteira bordada a mao

necessaire colorida bordada

bolsa colorida rosa bordada arteOs modelos com bordados e em seda são facilmente encontrados nas lojinhas, artesanatos e street markets de qualquer cidade turística do Vietnã. Cheguei a enjoar de tanto que vi kkkk mas por aqui ninguém tem igual.

Agora, o que me fez cair de amores foram as bolsas e clutchs em madrepérola. Foi um caso de amor a primeira vista. O design é muito diferente do que costumamos ver por aí e super de bom gosto. Ficou até difícil escolher qual modelo levar para casa. No fim, me arrependi de não ter levado várias, porque as peças eram super exclusivas. Encontrei somente no artesanato Chan Thien My, na cidade de Bac Ninh, que é parada obrigatória para quem faz a trip HanóiHa Long Bay. E na volta, já não tinha mais nenhuma #chatiada

bolsa clutch madreperola
Essas eram só alguns modelos, entre tantos (a vendedora da loja não me deixou fotografar)

#Dicatop descobri uma marca brasileira que exporta bolsas e acessórios do Vietnã, a Dragon Fly. Claro que o preço é beeem mais caro, mas para quem amou, assim como eu, #ficaadica.

PULSEIRAS E BRACELETES

O colorido, a pintura perfeita e os detalhes em madrepérola das pulseiras e braceletes fizeram meu coração bater mais forte. Muito bonitos! A arte vietnamita traz vários modelos de acessórios, a maioria feitos de madeira e pintados a mão. Diz aí, qual sua preferida?

pulseira madreperola pintada a mão

bracelete madreperola dourado

CHAPÉUS

Uma coisa que tem muito no comércio do Vietnã é chapéu… nossa, no centro de Hanói tem uma lojinha especializada em chapéus a cada esquina {viram a foto da loja com macaco no insta @ChinaChic? muito boa}. A maioria dos chapéus são made in China, mas não tem lugar na China que vi uma variedade tão grande de modelos. E não é só para os turistas, os locais usam muito, principalmente para se proteger do sol forte.

O chapéu em forma de cone, chamado Non la (tradução: chapéu de folhas), é o símbolo cultural do país. É feito de bambu e pode ser adornado como quiser. O estilo muda de acordo com cada região, em uma ele é fino e mais elegante e na outra é mais grosso. Os locais usam muito, seja para se proteger do sol ou da chuva ou como cesta, para carregar frutas e verduras. Não tem lembrança mais típica do Vietnã.

loja de chapeus Vietna

Chapeu cone VietnaESTÁTUAS EM PEDRA

O que eu achei mais bacana nesse mega artesanato que visitei, o Chan Thien My (quem acessar o site vai ver que eles tem filiais em quatro cidades do Vietnã) é que eles produzem tudo o que é estátua e objetos em pedra e enviam para o mundo todo. Na entrada do local tem painéis enormes com o nome dos países e preços de envio para cada um. E tem Brasil gente! Eles mandam para Porto Alegre, Itajaí, Santos e outras cidades com porto. E os preços não eram nada absurdos não.

Esculturas pedra Vietnamitas

Mesa de pedra e esculturas arte VietnaOUTROS SOUVENIRS

O leque é um símbolo muito característico dos países do oriente e no Vietnã não poderia ser diferente. São vários tamanhos, materiais, cores e estampas para escolher. E além de ser uma boa opção de gift, é super útil enquanto no país, já que sempre faz um calor danado.

Outra fofura pra trazer na mala são as bonequinhas vietnamitas, geralmente feitas de madeira e pintadas a mão. O bacana é que a vestimenta de cada, representa uma região do país. E é uma ótima opção de lembrança para enfeitar a casa.

leque colorido vietnabonecas vietnam souvenir tipico

Isso tudo ainda sem contar as tantas outras artes e crafts vietnamitas, como: pratos e outros utensílios revestidos de laca; cestos, balaios e até instrumentos musicais feitos de bambu; quadros bordados ou pintados com laca. Opção é o que não falta. O país é rico em artes e crafts tradicionais e mesmo muitos terem origem ou serem inspirados em outras tradições, como a chinesa (muita coisa me lembrou os souvenirs da China) e a indiana, cada peça traz um toque vietnamita.

Eu adorei tudo e vocês?