Muita gente tem dúvidas se Hong Kong faz parte da China ou é uma cidade-país ou porque nós, brasileiros, precisamos de visto para ir à China, mas não precisamos para entrar em HK. Eu me fazia essas mesmas perguntas até algum tempo atrás. Afinal, o que é Hong Kong? Para entender melhor a história é importante ler esse post que escrevi mês passado enquanto estava na cidade. Quem leu, já descobriu as principais diferenças entre a China continental e Hong Kong que eu, como turista, pude perceber.

Agora, um ilustrador hongkongnense postou em uma página do facebook ilustrações que usam elementos icônicos para mostrar as principais diferenças entre ambos lugares, destacando temas como cultura, comportamento, linguagem e censura. A série de ilustrações, chamada “Hong Kong is not China”, se tornaram viral na net e dividiram opiniões: alguns hongkies (como os hongkongnenses se auto-denominam) comentaram que se sentem orgulhosos das diferenças de hábitos e estilo de vida dos chineses e muitos outros criticaram o que parece ser uma forma do ilustrador expressar ódio ao povo chinês. Na minha opinião, algumas imagens generalizam e ofendem os chineses, mas a maioria, não mostra mais do que a realidade.

INTERNET | Liberdade de expressão

Como já comentei aqui no blog, as redes sociais (que nós usamos), gmail e outros sites são bloqueados na China. A China tem seu próprio site de envio de emails (o QQ), seu próprio “whatsapp” (o WeChat) e seu próprio “facebook” (o Weibo). Dizem que todos são severamente monitorados pelo governo.

email gmail QQ internet
Gmail não está disponível na China. Você tem que se contentar com o QQ | Existem diversas opções de emails em Hong Kong.
redes sociais na China wiebbo facebook twitter
Você pode usar somente o “Weibo” na China. | Você se conecta com o mundo em Hong Kong.
wechat instagram whats app
Chineses usam “Wechat” no smartphone | Hongkongnenses são mais ocupados que chineses

COSTUMES E SUPERSTIÇÃO

A posição original dos chineses é de cócoras e eles não ficam nada desconfortáveis dessa maneira. Tanto é verdade, que nos banheiros chineses, a louça do vaso sanitário é no chão e você é obrigado a ficar de cócoras. E quando o banheiro tem o vaso “comum” (aquele que estamos acostumados), alguns sobem na privada para fazer suas necessidades.

 

posição natural chines hong kong
Quando o chinês espera | Quando hongkongnenses esperam.
chines banheiro privada curiosidade china
Quando chineses terminam suas necessidades | Quando hongkongnenses terminam suas necessidades.

A ilustração do metrô, mostra o costume dos chineses de cestiar, não importa como e nem onde, qualquer canto vale. Além disso, devido a lei do filho único, eles tem fama de serem egoístas, por isso, o desenho mostra uma pessoa ocupando os quatro assentos preferenciais.

Já a principal superstição na China é com os números. O número 4, por exemplo, é considerado azar, pois a pronúncia “sí” em mandarim, tem o mesmo som da palavra “morte”. Por isso, alguns prédios comerciais e hotéis não possuem o quarto andar e linhas de telefone com o número quatro são mais baratos que as demais.

chineses e hong kong no metro xangai
Quando chinês pega o metrô | Quando hongkongnenses pegam o metrô
numero simbolos superstição
Os números que você pode ver na China | Os números que você vê em Hong Kong.

OUTRAS DIFERENÇAS

moeda dinheiro yuan hong kong dolar
China usa o Yuan | Hong Kong usa o dólar de Hong Kong.
dirigir jeito ingles esquerda direita
Chineses dirigem na esquerda | Hongkongnenses dirigem na direita.
comida chinesa comida oriental
A comida na China | A comida em Hong Kong
mundo china centro
O mundo aos olhos dos chineses | O mundo aos olhos dos hongkongnenses.

Essa última ilustração é um tanto curiosa e engraçada. China em mandariam é Zhong Guo, que traduzindo significa País Central. Sério! Na China, os mapas mundi são vendidos com a China no centro do globo e não a direita, como estamos acostumados a ver. Alguma dúvida de que eles se acham o centro do mundo?

O total de 24 ilustrações causaram polêmica por aqui, mesmo assim, achei interessante compartilhar algumas no blog para facilitar a compreenção  das diferenças entre ambos e mostrar um pouco mais os curiosos costumes chineses, que são tão diferentes dos nossos, em vários aspectos. Gostou? Deixe seu comentário! 😉