cores da china significado vermelho douradoUsar branco na virada de ano é sinal de paz e boa sorte. O vermelho é paixão. O dourado é dinheiro. O azul é esperança. E por aí vai. Dizem que o povo brasileiro é um dos mais supersticiosos do mundo, e não dúvido. Mas está para nascer povo com mais superstições que os chineses. Assim como nós brasileiros atribuímos certos significados para as cores, os chineses também o fazem. E muito!

Eles levam o significado das cores tão a sério, que muitas noivas se casam com outra cor de vestido ao invés do tradicional branco. E na hora da compra, a escolha da cor pode influênciar no preço final do produto. Ah, e é importante ficar por dentro das cores que deve-se usar para agradar um chinês e o que não usar de jeito nenhum.

Vermelho | Hongse

Posso dizer que está é a cor da China, é a cor da bandeira do país e os chineses adoram. Significa poder, fortuna, boa sorte, alegria, vida longa, celebração. Por isso, é a cor tradicional das noivas. Isso mesmo! Muitas se casam com o vestido na cor vermelha, vermelho vivo, sabe?! O que para nós, ocidentais, pode parecer um pouco estranho, já que no nosso consciente, a cor simboliza paixão, proibição.

A explicação para o significado do poder do vermelho é que tudo que era relacionado à Casa Imperial era vermelho, assim como os prédios da Cidade Proibida, em Pequim. Então, se você quer agradar um chinês, aposte no look vermelho vivo.

A influência é tão grande que quando a gente vai fazer a avaliação de um vendedor ou funcionário de banco, por exemplo (naquelas máquininhas com carinha de feliz e triste), o vermelho corresponde ao melhor atendimento e o verde, ao pior. Confuso, né?! É mal chegar ao aeroporto que a gente dá logo de cara com a carinha vermelha feliz na avaliação do funcionário da Imigração.

Amarelo | Huangse 

Outra cor que representa poder, mas muito mais que isso. É também uma cor sagrada, imperial, nobre. Isso porque o amarelo era a cor exclusiva do Imperador, usada na sua coroa, em todos os seus looks e até na decoração do seu quarto. Está relacionada ao sol e ao ouro e simboliza terra, colheita e riqueza.

Em alguns lugares, produtos na cor vermelha ou amarela ainda são as mais procuradas, por isso, o preço é, geralmente, mais alto e não adianta chorar por desconto, viu.

 Verde | Lüse

Homens, não usem essa cor na China, de jeito nenhum! Explico: tem uma história de que há milhares de anos atrás, uma mulher importante na China tinha um amante e deu ao marido um boné verde, para que quando o amante visse um homem de boné verde na rua, saberia que sua querida estava sozinha em casa e poderia ir vê-la. Sabe-se lá se essa história é verdadeira, mas daí que os chineses acreditam que boné, chapéu ou qualquer coisa verde na cabeça simboliza infidelidade, ou seja, ser corno mesmo. Eles não gostam de usar nada verde próximo ao rosto, como camiseta, cachecol, nadica. Por isso gente, anotem minha dica, nada de usar (ou dar de presente para um chinês) camisa ou boné verde do Brasil aqui na China, ein. Álias, melhor evitar qualquer peça do uniforme da seleção brasileira. Muitos chineses ainda lembram da lavada de 7×1 rsrsrsrs (brincadeira, tá?!).

O verde representa também exosrcismo, ou seja, nada de muito bom.

Branco | Baise

Taí mais uma prova da grande diferença cultural: na China o branco representa morte e luto. Antigamente, eles usavam branco especialmente nos funerais e nunca, nem nos dias atuais, eles usam preto.

Imagina o susto do chinês desavisado passando o Ano Novo no Brasil!? Mas a boa notícia é que hoje o branco é liberado e por isso a gente pode usar e abusar do look all whitesem parecer que está indo a um funeral. 

Preto | Heise

Se o branco é luto, o que sobrou para o preto? Já ouvi falar que o preto na China representa muita coisa, e só coisas boas, como confiança e qualidade. Era a principal cor usada pelo imperador antes de ele aderir exclusivamente ao amarelo, mas hoje não tem o poder como o vermelho e o amarelo tem.

Nos dias atuais, com a influencia da moda ocidental, todas as cores estão liberadas nos looks, só é bom o sexo masculino evitar roupa verde para não gerar especulações. E o vermelho tá com tudo, ok ladies in red!?