Yu yuan Garden Shanghai China

Eu já falei dele aqui no blog, mas o Yuyuan Garden é um lugar tão especial e bonito, que merece um post só sobre ele. Mesmo não sendo a minha atração preferida em Xangai (quem curte a Fanpage e segue no Insta já deve ter percebido que eu amo o The Bund e a Pearl Tower), o jardim traz a essência da antiga e tradicional China e todo turista que vem ao país deve conhecer.

O Yu Garden fica no coração da Cidade Antiga de Xangai a poucas quadras do The Bund. Ele foi construído em 1577, ainda na Dinastia Tang, para que os chineses pudessem desfrutar de momentos tranquilos e felizes. Yu, em mandarim, significa agradável, gratificante. Hoje em dia, é um dos destinos mais turísticos da China e está sempre cheio. E por sua beleza natural e arquitetônica e pelo peso cultural que carrega vale muito a visita.

Cidade Antiga Shanghai centro
Cidade Antiga, chegando ao Yu Garden
Yu Garden jardim lago peixe
O lago cheio de carpas e a ponte em zigue-zague, bem no centro do Yu Garden
Estrangeiro e chines Yu Garden
E os chineses, como de costume, gostam de tirar foto com os estrangeiros. Essa menina quis tirar foto com a minha mãe. Querida!

Para entrar no jardim privado, repleto de verde, pedras e lagos com carpas, é preciso pagar 30 RMB, o que equivale hoje, 2015, a R$ 15. O ticket pode ser comprado na hora mesmo, próximo a entrada do jardim. Se por fora já é lindo, dentro do jardim é encantador!

lago jardim Yu Garden Cidade Antiga Shanghai
À entrada do Yu Garden. Lindo demais!!!

E claro que como todo lugar turístico, as imediações do jardim são repletas de lojinhas que vendem de tudo: roupas de seda, acessórios handmade, antiguidades, chás, lembranças, brinquedos, de tudo um pouco. Nunca pague pelo primeiro preço que o vendedor te pedir, a graça do negócio é pechinchar.

Ruas chinesas Yu Garden
Ruas de pedestres, no maior estilo chinês. São várias, é fácil se perder por aqui
compras lembraças souvenirs chineses
Uma entre tantas lojas de lembrancinhas chinesas

E se bater a fome, o que não falta por aqui são barraquinhas de petiscos chineses, com os famosos dim-sums (pastelzinhos fritos ou cozidos no vapor com recheios variados) e os dumplings. E é no Yu Garden, logo depois da ponte em zigue-zague, que fica a casa de chá mais tradicional da cidade, a Huxing Ting.

Lojas comida passeio turistico
Olha a chinesa de vermelho devorando o que parece ser um noodles, no meio da rua!

O lugar é muito bonito e qualquer turista não pode ser de Xangai sem conhece-lo. Reserve pelo menos uma manhã inteira ou uma tarde para visitá-lo (se não gosta de multidão, evite os finais de semana). Para chegar lá, é só pegar um metrô até a estação Yuyuan Garden, seguir o fluxo de pessoas pela Henan Road até avistar essas construções estilo chinesas. E aí é só curtir cada pedacinho!

Então, gostaram de conhecer um pouco mais do Yuyuan Garden? Deixe seu comentário!