Fiquei algum tempo pensando em como e por onde começar a escrever esse post sobre compras em Xangai. Assim como Hong Kong, Xangai tem infinitas opções de compras, para todos os estilos, gostos e classes sociais e fica difícil colocar em palavras a experiência que é ir as compras nesse lugar. É o paraíso das shoppaholics e também da pechincha.

Se está a procura de…tudo | Nanjing Road

Essa é uma das ruas comerciais mais extensas do mundo, com quase 6 km e você, definitivamente, não pode sair de Xangai sem conhecê-la. Ela é divida em duas partes: leste e oeste. E não importa em qual lado você esteja ou o que você procura, certamente você achará algo de seu interesse.

A East Nanjing (Nanjing DongLu) começa logo após o The Bund e tem todas as lojas que você pode imaginar, desde as famosas marcas internacionais de moda e lojas de departamento até pequenas shops especializadas em produtos chineses. É nesse lado que fica a rua de pedetres de 1 km (no cars here, apenas trenzinhos que carregam os pedestres mais cansados rsrs), onde você encontra uma Forever 21 gigante de 4 andares (!!!), Zara, H&M, Sephora, uma loja enorme da M&M’s, um shopping com as melhores grifes e agora está para inaugurar uma loja bem vistosa da Dolce & Gabbana.

Nanjing East Shanghai China compras

Forever 21 shanghai nanjing road compra fast fashion

O chato daqui é que os vendedores de rua (aka de produtos fake) vão te abordar o tempo tooodo, oferecendo “watches, bags, scarfs… good quality” e te seguem até você dizer não ou fazer cara feia. Seja firme e diga “Bu yao” – “não quero” em chinês – até eles arranjarem outro para atormentar.

Com o cair da noite, a rua de pedestres fica decorada com muitas luzes, repleta de painéis luminosos. Tem que passar por aqui para conhecer, mesmo se não tem planos de comprar algo.

Nanjing Rua de pedestres noite luzes

Nanjing night lights Shanghai luzes

A East Nanjing acaba após a praça People Square, que é onde começa a West Nanjing (Nanjing XiLu). Aqui é onde ficam as lojas de luxo e os shopping centers caros, tais como o City Plaza, IFC Mall, Plaza 66, Citic Square e muitos outros centros comerciais, que comportam lojas das melhores grifes do mundo: Chanel, Dior, Prada, Versace, D&G, Chloe, Louis Vuitton e muito mais, estão a cada esquina, praticamente. Mas, a menos que você pretende gastar muuuito bem, não se anime, os preços dos artigos de luxo na China são bem altos (competem com os preços no Brasil).

E é neste lado que você encontra também o, popularmente chamado, fake market. De fora, parece um mini shopping center, mas é só entrar e ver os pequenos estandes com as paredes abarrotadas de roupas penduradas, com todos os tipos de eletrônicos, sapatos e tênis da Nike e Adidas e prateleiras cheias de bolsas e acessórios de grife. Tudo cópia ou réplica dos originais, claro. Vale a pena conhecer? Se você quiser experimentar o verdadeiro estilo de compra chinês, com certeza! É o lugar certo para pechinchar. Eu acho que vale a pena para comprar roupas para crianças (elas crescem tão rápido né!?). Tem muita coisa fofa, réplicas da Polo, Tommy, Diesel, Zara, entre outras marcas e a qualidade é ok. Mas nunca pague mais do que 50% do preço inicial do vendedor. É claro que eles vão olhar para sua cara, ver que você é estrangeiro e cobrar um preço absurdo. Aí você oferece o seu preço, eles fazem um drama “no no no my friend, this is good quality“, tudo cena, seja firme e mantenha o preço. Ou finja que desistiu da compra e vá embora, eles vão atrás de você tentando fechar negócio. No início é divertido, mas depois cansa rsrsrs

As melhores réplicas de relógios e bolsas estão escondidos em compartimentos secretos (não, não é exagero) e se você tiver interesse, tem que pedir com jeitinho para o vendedor pelos produtos “really good quality” e ele vai te levar até eles.

Entrada fake market A P Plaza Shanghai

fake market bolsa roupa mala

Se está a procura de… cultura e arte chinesa | Old Town

Se você está interessado em lembrancinhas, antiguidades, pinturas, chás, artesanato, bijoux, roupas de seda e vestes tradicionais chinesas, os arredores do Yuyuan Garden é o lugar certo! Assim que você chegar na região da Old Town, já dará de cara com várias lojinhas lado a lado, vendendo de tudo um pouco. Tem até inseto empalhado sendo vendido em caixinhas ou com cordões, para serem usados como colar ou pulseira (?). Eu chamo de lugar das “tranqueiras”, aquelas bugigangas que não tem muita utilidade, mas que a gente adora ver e comprar. Mas na verdade, tem muita coisa legal, sim. Dá para comprar presentes para a família inteira aqui. Eu gosto muito dos lenços de seda, das pulseiras coloridas e outros acessórios para cabelo e dos penduricos fofos, que estão super em alta agora, para usar preso na bolsa. Mas não se esqueça de barganhar. Sempre, ok!?

Yuyuan Garden compras cultura artesanato chines

Enfeite bolsa china

Se está a procura de… moda feminina de luxo e beleza | Huaihai Road

Essa é outra famosa rua comercial e é conhecida como a Champs Elysees de Xangai, por ser localizada na parte onde era a concessão francesa da cidade e por isso, ainda tem muitos prédios no maior french style. É o lugar para mulheres que gostam de moda e estilo. Tem vários shoppings centers com lojas de luxo, boutiques e outras fashion stores com preços mais acessíveis. Os centros comerciais mais famosos são o Times Square e o International Shopping Center. É gostoso de passear por essa rua, mesmo sem intenção de fazer compras. Huaihai Road compras lojas xangai

Huaihai Road French concession passeio turismo shanghai china

Xangai não tem os outlets de Hong Kong, mas lugar é o que não falta para comprar e/ou pechinchar. Gostaram das dicas? Deixe seu comentário e boas compras! :)