A primeira vez que lembro de ter visto alguém usando o Qipao (pronuncia-se “tsipao”), não fazia ideia do nome desse estilo de vestido e tampouco passava pela minha cabeça vir um dia para a China. Foi no episódio de Friends {amooo} em que acontece a despedida de solteiro da Phoebe, com participação especial de Danny Devito como stripper (bom e engraçado demais, alguém lembra?). A Rachel usava um vestido longo preto, fechado até o pescoço, com o colarinho justo e uma fenda lateral. Sexy sem ser vulgar. Dava para notar que o modelito tinha ares orientais.
Anos depois, já nas minhas primeiras viagens pela China,  dei de cara com o Qipao em diversas lojas de souvenirs e trajes tradicionais. Também conhecido como Cheongsam, essa é a vestimenta feminina mais tradicional da China. Resisti até adquirir um, mas quando assisti a reprise desse mesmo episódio de Friends, me apaixonei novamente pelo modelo e não tive duvidas: estava na hora de ter um Qipao para chamar de meu.

Qipao veste tradicional chinesa look do dia

vestido vermelho elegante chic

elegancia qipao vermelho vestido chines

look qipao china

detalhes do look bolsa birkin vermelha

scarpin preto vestido vermelho qipao china

Qipao compre aqui | Scarpin Dumond | Bag AP Plaza Shanghai | Brincos Forever 21 | Anél H&M

O Qipao surgiu no século 17 e se tornou vestuário comum entre as mulheres da época. É geralmente feito de seda, fechado no pescoço e com fenda nas laterais (toque sexy, neam!?). Pode ser usado na altura do joelho ou do tornozelo. Hoje em dia, é considerado uma peça para ocasiões mais formais. As chinesas usam em eventos sociais, na cerimônia de casamento (substituindo o vestido de noiva tradicional) e é comum ver as jovens usando na celebração de Ano Novo e até as crianças no dia a dia para sair. O traje também já serviu de inspiração para estilistas renomados, como Versace e Ralph Lauren.
E para agradar os chineses, é só usar o modelito. Ficam surpresos, ainda mais se é uma laoway (estrangeira) aderindo às tradições chinesas. Aproveitei uma data especial e montei meu look oriental. Para deixar a produção com um ar mais moderno, escolhi usar acessórios dourados. Achei chic e elegante, e vocês?

A boa notícia para quem gostou e está fora da China, é que dá para comprar pelo Aliexpress e receber direto em casa!

Zài Jiàn