Situada ao sul da China, na divisa com Hong Kong, Shenzhen e uma das cidades mais importantes para a economia e administração do país. Para se ter uma ideia, a economia de Shenzhen cresceu 9000% nos últimos 30 anos e hoje é um dos principais centros industriais. Por isso, é destino para muitos chineses e estrangeiros a procura de trabalho e melhores condições de vida. Mas o número de turistas na cidade tem aumentado constantemente e eu aproveitei que fica só a três horas e meia de trem-bala da minha cidade e fui conhece-lá (nessa época de ferias de verão, é bem comum os voos atrasarem mais de três/quatros horas, então para viajar à destinos próximos, a melhor opção é o trem-bala). Confesso que fiquei muito surpresa com a variedade de atracões turísticas e de programas bacanas que Shezhen oferece.

Para começar, uma das atracões principais é o Splendid China Park, que é simplesmente in-crí-vel! O parque tem miniaturas das principais maravilhas da China e é o lugar perfeito para quem quer conhecer os monumentos históricos, culturais e naturais e não tem muito tempo (e nem $$ para viajar para todas as cidades famosas do país). E juntinho com o Splendid China tem o parque Folk Culture Village, uma vila, onde é possível conhecer a cultura dos povos chineses e participar de vários shows legais. Você visita os dois em apenas um dia.

Splendid China Park miniaturas maravilhas da China

Folk Culture Village show apresentacao danca tradicional

Para chegar lá é só pegar o metrô e descer na estacão OCT (Overseas Chinese Town) e procurar pela saída do parque. Ah, Shenzhen é uma cidade enoooorme e diferente de Xangai, que é maior ainda, mas tem as principais atracões próximas uma das outras, em Shenzhen é tudo meio longe e as vezes de um ponto para o outro, demora em torno de 40 minutos de metrô. Mas o bom é que dá para ir à qualquer lugar usando transporte público e é bem fácil de se achar. Eu que estou longe de ser um Google Maps ambulante, me virei fácil fácil, pra cima e pra baixo com a ajuda do app Metro Shenzhen.

Na estacão seguinte, Window of the World, tem um parque de mesmo nome, que tem réplicas dos principais monumentos do mundo, como a Torre Eiffel, a torre de Londres, as pirâmides do Egito, Taj Mahal, as cataratas do Niagara e o parlamento de Brasília. MUITO legal!

Window of the World Torre Eiffel viagem Shenzhen China

Dali, peguei um táxi até o OCT Bay, uma região com vários restaurantes, shopping e um show 3D maravilhoso de águas e luzes, que acontece todos os dias as 20 horas e a entrada custa RMB 180, se nao me engano. Esse é o único lugar que conheci que não tem estação de metrô por perto, mas o táxi do Window of the World ou da estacão OCT é bem barato. OCT Bay Rua de bares Shenzhen

Também adorei passar um fim de tarde no Sea World Square. Um lugar super agradável para passear, com uma arquitetura aconchegante, um lago onde acontece um show de águas – free – um barco gigante ancorado para dar um charme e várias opções de restaurantes western – entre eles o Latina, uma churrascaria brasileira.

Lago e luzes Sea World Square Shenzhen

Sea World Square passeio Shenzhen barco

Show das aguas lago Sea Square Shenzhen

Eu indico o restaurante Shark, li ótimas recomendações no Trip Advisor e adorei o ambiente, a comida, e claro, a carta de vinhos variada e com preços justos. Ele tem outra filial no Coco Park e é famoso por ter um aquário de mini-tubarões na entrada.

Tá e compras, tem? Claro que tem!! Como em toda cidade chinesa, pra qualquer lado que você olhe, tem comércio, muuito comércio. Na região de Luohu tem o shopping King Glory Plaza, onde eu encontrei uma loja Top Shop, entre tantas outras, e tem também o Luohu Shopping Plaza, que é o fake market da cidade, no mesmo esquema de Xangai: réplicas de produtos de luxo e muita pechincha. Nessa região fica outra atração de Shenzhen, a rua de pedetres Dongmen, repleto de lojas. Ali perto, na estação de metro Laojie tem um centro comercial com muuuitas lojinhas, uma ao lado da outra, vendendo roupas super diferentes: vestidos rendados, blusas com recortes, sapatos, acessórios e até ternos bem estilizados. Se você tiver tempo de garimpar tem muita coisa estilosa por uma pechincha. Mas, por favor, não cometa o mesmo erro que eu e vá em uma tarde de domingo de verão, a não ser que você queira esbarrar com a multidão de chineses a cada passo que der e se deliciar (sóquenão) com o cheiro dos petiscos típicos fritos com azeite usado sabe-se lá há quantos dias, das centenas de barraquinhas ao redor.

No distrito de Futian, que é onde ficam os parques, tem um shopping chamado Coco Park, que além de várias lojas, tem uma parte externa bem agradável e algumas opções de bons restaurantes. Mas o shopping que eu mais gostei foi o Coastal City, no distrito de Nashan, pois é o que tem uma variedade maior de marcas internacionais, como Mac, Sephora, Forever 21, Uniqlo, Levi’s e muito mais. Fica ao lado da estação Houhai.

Na verdade, Shenzhen tem muito mais coisas para conhecer, afinal é a cidade mais rica da China em vários aspectos, mas como fiquei poucos dias lá, consegui vistar apenas esses lugares. Mas pesquisei muito antes de ir e acredito que estes sejam os passeios mais interessantes.

Gostou? Então nos acompanhe nas redes sociais:

Siga no Instagram @ChinaChic

Curta nossa Fan Page no Facebook

Add no Snapchat @ChinaChic8