Hoje a China está em festa, em especial os casais e moças solteiras. Quer saber o motivo? No sétimo dia, do sétimo mês do calendário lunar é celebrado o Qixi Festival, também conhecido como Double Seventh Festival (por causa do 7/7) e também como Valentine’s Day, ou seja, hoje é o dia dos namorados na China.

Valentines Day love China

Na verdade, o Valentine’s Day ocidental, do dia 12 de fevereiro, é mais popular entre os jovens chineses, que trocam presentinhos, assim como todos casais que conhecemos: cartões, flores e chocolates são os tops da lista. E eles ainda celebram o Dia do Amor, no dia 20 de maio (por motivos de superstição, como expliquei nesse post). Mas o Qixi Festival tem um peso maior na cultura chinesa e suas tradições são passadas de gerações em gerações.

O festival surgiu de uma história romântica, quase um conto de fadas, que aconteceu há mais 2600 anos atrás. Reza a lenda que um vaqueiro chamado Niu Lang, salvou algumas vacas doentes e como recompensa conheceu a fada Zhi Nu. Eles se apaixonaram, se casaram e enquanto ele cuidava do campo, ela fazia trabalhos artesanais em casa. Um dia, a rainha do céu levou a fada de volta para o céu e permitiu que o casal se encontrasse apenas no sétimo dia, do sétimo mês.

Mas peraí, como o festival que acontece no sétimo mês do ano, é celebrado agora em agosto? Boa pergunta. E a resposta é bem interessante. O calendário lunar funciona de forma diferente do calendário ocidental, tanto que o Ano Novo Chinês, normalmente, é comemorado em fevereiro e sua data muda a cada ano. Isso acontece com os aniversários também. Quando uma criança nasce e seus pais optam pelo calendário lunar, a data de aniversário da criança será diferente a cada ano, por toda a vida, e na primeira virada de ano, eles consideram que ela já tem um ano de idade, mesmo tendo nascido a poucos meses atrás. Estranho, né?! Achei super engraçado quando descobri que minha professora de mandarim, nasceu um ano depois que eu, mas era mais velha em idade kkkk Mas enfim, no calendário lunar, agosto é recém o sétimo mês do ano.

E por essa estória, a data é muito importante para as moças que estão em busca de um boy. Os costumes variam de acordo com a região, mas a esperança de encontrar um amor é igual em todas. Nas famílias mais tradicionais, as meninas costuram, fazem doces e mostram suas habilidades manuais. Já os casais já influenciados pela cultura ocidental, costumam apenas trocar presentes, como é comum no nosso dia dos namorados. Os mais ousados, participam até de concurso do beijo rsrsrs

Valentines Day Dia dos Namorados concurso do beijo amor chinaE como é sempre bom celebrar o amor… Happy Valentine’s Day people! Valentinesday_logo