Uma coisa que me chama muita atenção no comportamento das garotas chinesas e que, inclusive já li em outros blogs e sites de estrangeiros na China como sendo um hábito curioso, é que elas andam de mãos ou braços dados, umas com as outras.

amigas de mãos dadas como casal cultura chinesaVer duas ou três meninas crianças andando de mãos dadas é comum para nós ocidentais. Mas, adultas segurando as mãos é um pouco estranho para quem não está acostumado com a situação. E não é questão de homossexualismo, uma vez que na China, esse comportamento é comum entre amigas e entre mãe e filha.

Aliás, é até curioso que as amigas chinesas mostrem mais afeição entre si, do que os próprios namorados. Já me perguntaram se na China, por ser um país comunista, é permitido certos comportamentos carinhosos em público. É total permitido. Inclusive, sinto que tenho mais liberdade comportamental na China do que no Brasil, já que no país oriental é tanta gente, que ninguém liga para o que você está fazendo, nem mesmo se estiver de shortinho super curto quase mostrando a dobrinha da bunda, como já comentei aqui (não é o meu caso, tá gente!? kkk).  Mas a questão aqui é que é comum ver as amigas de mãos dadas e por outro lado, é difícil ver um casal trocando caricias ou se beijando em público.

Looks mae e filha cultura chinesa

Amigas maos dados compras abracadas

Talvez o título do post ficaria melhor como pergunta, pois eu não tenho certeza do porquê as chinesas andam de mãos dadas. Mas por tudo que já li sobre a cultura chinesa e do que já presenciei no próprio país, tenho algumas teorias:

1.  Para não se perderem umas das outras

A China é o país mais populoso do mundo e onde quer que você vá, sempre encontrará uma multidão de chineses. Talvez as amigas andem de mãos e braços dados para evitar de se perderem em meio aos outros. Os engraçadinhos ainda vão teimar em dizer que seria impossível encontrar a amiga, caso se perdessem, já que os chineses são todos iguais kkkkk. Mas não é bem assim, depois de um tempo na China, você aprende a diferencia-los.

Essa pode até ser uma boa teoria, embora eu duvide que seja o real motivo para as migas andarem de mãos dadas. Se fosse por isso, seria normal ver famílias inteiras andando assim nas ruas.

2. É uma maneira de mostrar afeto

Ao meu ver, esse é o principal motivo para as amigas andarem de mãos dadas. Na cultura chinesa, as meninas recebem carinho dos pais apenas na infância. Quando jovem, os pais começam a desapegar das filhas, já que elas passam a fazer parte da família do marido depois que se casam (e “menina de família” tem que estar casada com 25 anos já). Na cultura chinesa não é comum cumprimentar com abraços ou beijos, então acho que o comportamento de afeição mais apropriado para as chinesas, é segurar as mãos umas das outras.

Lembro bem de quando pedi para tirar uma foto com minha professora de mandarim e ao invés de colocar o braço nas minhas costas para me abraçar, ela segurou minha mão. Foi um momento engraçado.

aluna professora mandarim maos dadas

3. Elas são um casal homossexual

Esta provavelmente é a menos provável entre as três teorias. Casais gays existem sim na China, mas é bem menos comum do que no Brasil e outros países do ocidente, por exemplo, provavelmente porque a sociedade chinesa é ainda muito conservadora em relação às tradições familiares.

E, geralmente, a gente consegue perceber quando um casal é gay ou não, não é?! No caso das garotas chinesas, eu tenho impressão de que é só amizade mesmo. Inclusive já vi meninas de mão dada com o namorado de um lado e com a amiga do outro.

casal amigas maos dadas coisas da china

É difícil dizer exatamente o motivo, até porque, você saberia explicar porque troca beijos na bochecha e/ou abraços com seus amigos? Afeto? Pode ser. E por que cumprimenta uma pessoa que recém conheceu com um, dois ou três (dependendo da região do Brasil) beijinhos na bochecha? Educação, talvez. A verdade é que tudo é questão de cultura, que como disse aqui em cima, pode mudar de região para região do Brasil, assim como é diferente na China. As próprias meninas chinesas não souberam me explicar o porque desse comportamento.

E você, acredita em qual teoria ou tem alguma outra?

E lembre-se: se você avistar duas ou mais meninas de olhos puxados e mãos dadas, não estranhe a atitude, é normal na cultura delas.