cha verde china culturaEsses dias estava assistindo um programa que falava sobre os benefícios do chá e fiquei pensando: qual o povo que mais gosta de chá? Não, não são os ingleses e seu famoso chá das cinco. Sim, são os chineses! O chá é praticamente uma instituição na China e ícone cultural do país. Esta bebida é muito mais importante para os chineses do que o café é para nós brasileiros. Também pudera, o chá surgiu na China há séculos antes de Cristo.

O chá (fala-se “tcha”), que em mandarim tem a pronuncia bem parecida com o português, é bebido antes e depois das refeições e durante o dia inteiro. É até engraçado, onde quer que você vá, sempre vai encontrar um ou mais chineses carregando um squeeze ou garrafinha com chá. Eles acreditam que a bebida ajuda a eliminar a gordura dos alimentos ingeridos. E olha, acho que faz todo o sentido, porque por tudo que eles comem e não engordam – quanto mais gordura na carne e mais óleo para fritar os vegetais, melhor – acredito que o chá deve trazer muitos benefícios para o sistema digestivo.

A cultura de tomar chá é tão forte que existem muitas casas de chá no país inteiro. Para mostrar respeito a uma pessoa, os chineses o convidam para tomar chá. É muito comum empresas levarem seus clientes (estrangeiros, principalmente) à casas de chá como forma de agrado.

O chá mais consumido no oriente é o verde, que tem pouca fermentação e muitas propriedades medicinais já comprovadas. Em Hangzhou fica a plantação do chá verde mais famoso da China, o longjing. Outro tipo de chá bem conhecido é o wulong ou oolong, que significa “dragão negro” em chinês. Também tem chá preto que, diferente do que o nome diz, sua coloração é mais puxada para o vermelho. E o chá branco, que dizem ter os mesmos efeitos medicinais que o verde. Os chás de flores, como crisântemos e jasmim, também são bem comuns. E aqui não tem essa de beber chá de saquinho ou da marca tal, é tudo bem natural. E alguns tipos de chás de boa qualidade, como o woolong, podem ser caríssimos.cha chines beneficios

Outra curiosidade que tem a ver com essa prática, é que os chineses sempre tomam água quente. E não digo quente na temperatura ambiente, mas a água é fervida para ser bebida, seja inverno ou verão. Imagina você chegar em um restaurante e te servirem com água quente? Na China é comum os estabelecimentos comerciais servirem água ao cliente, mas detalhe: a água é quente e da torneira. E quando você pede “bing de” (gelada), eles não entendem ou, se entendem, trazem um baldinho com gelo. E os bebedouros que encontramos por aí tem apenas água morna e quente. Lembro que certa vez estava na academia (academia, gente!!!), apertei o botão azul do bebedouro esperando sair água gelada para me refrescar. E nada. Saiu água morna. Apertei no vermelho para ver o que acontecia (vai saber, os chineses tem crenças  diferentes das nossas quanto às cores – leia aqui) e foi aí que queimei minha boca (!!!). A água estava fervendo. Agora, quem vai tomar água fervendo na academia?? kkkk Eles acreditam que a água quente é mais rápida na hidratação das células, uma vez que a temperatura normal do nosso corpo é 37 graus. Verdade ou não, a gente acaba se acostumando a tomar água morna. Algum bem deve fazer, não é? rsrsrs

Bom, os chineses tem fama de vida longa e saúde. E alguma dúvida de que os chás contribuem para isso? Quem aqui gosta?