Festival da Lua Meio Outono lua cheia

Enquanto no Brasil, na segunda quinzena de setembro, damos as boas-vindas à primavera, na China é celebrado o Meio do Outono, um dos festivais mais importantes do país.

De acordo com o calendário lunar chinês, o 15º dia do oitavo mês do ano é o meio do outono. Que neste ano, cai no dia 27 de setembro. Aí você pará para pensar: como o oitavo mês do ano é setembro e não agosto e o 15º dia é 27 e não dia 15 do mês? Esse papo já rolou por aqui. É que o calendário lunar é baseado nas fases da lua e por isso, o Ano Novo Chinês, geralmente, começa em fevereiro.

No calendário lunar, a lua cheia ocorre no 15º de cada mês, mas o Mid-Autumm Festival (nome em inglês do Festival da Lua ou Festival do Meio Outono) só é celebrado no oitavo mês, pois, segundo os chineses, é a melhor época da colheita do arroz e é quando a lua está mais redonda e brilhante do que nunca.

Festival da Lua é o mais importante da China depois do Ano Novo, que é chamado de Festival da Primavera. Os chineses fazem oferendas à lua, se reúnem com a família para jantar e apreciar a lua, que fica realmente linda e brilhante. Eu gosto de ir a beira da praia no fim de tarde e esperar ela aparecer por trás do mar. Sua luz é refletida na água e a cena é quase hipnotizante. Muitos chineses costumam fazer o mesmo em Xiamen.

As cidades ficam enfeitadas com lanternas e bonecos e em alguns lugares, soltam-se fogos de artifícios. Muitos fogos. Chineses adoram isso.

Festival da Lua Meio Outono Mid-Autumm feriado China

E não podemos esquecer de citar ele, o MOONCAKE. As padarias e supermercados ficam cheios deles e os chineses presenteiam uns aos outros com mooncakes, traz sorte e fortuna. Mas o que é o Mooncake? É um bolinho, geralmente redondo ou quadrado, feito com farinha e pode ser recheado com diferentes sabores, como açúcar e pó de lótus. O mooncake é bem popular na China, especialmente no Festival da Lua, que é quando as famílias se juntam para saboreá-lo e distribui-lo à entes queridos. Sempre recebemos de chineses próximos que gostam de agradar os estrangeiros com suas tradições. E sabe que já deu água na boca só de lembrar… Para quem ficou com vontade de experimentar, nas padarias do bairro Liberdade, em São Paulo, eles vendem esse tipo de bolo.

Mooncake bolinho doce chines

mooncake bolo recheado chines

O festival da Lua também é celebrado em outros países da Ásia, como Cingapura e Vietnã. E em várias cidades do mundo onde tem comunidade de chineses e Chinatown.

中秋节快乐 (Zhōngqiū jié kuàilè)!!