roteiro eurotrip torre eiffel paris europaO sonho de viagem de qualquer pessoa é conhecer a Europa, não é!? E quando surge essa grande oportunidade, vem a dúvida: para onde ir? O Velho Mundo tem países incríveis, com tanta história e belezas naturais, que fica difícil definir um roteiro.

Pensando nisso, eu resolvi dividir aqui o meu roteiro de iniciante no continente europeu. Tanto meu noivo quanto eu já tínhamos passado pela Europa a trabalho ou em transfer Brasil – Ásia e vice-versa, mas nunca tínhamos ido como turistas. E quando decidimos que nosso próximo destino seria a Europa, veio a grande questão: qual o roteiro?

É importante que o roteiro esteja bem definido para então comprar as passagens aéreas e terrestres, quando necessário. Claro que o roteiro vai depender do tipo de viajante que você é e o que procura vivenciar: monumentos, história e cultura; paisagens, belezas naturais, litoral, praia; romance; gastronomia e tantas outras coisas que a Europa pode vir a oferecer. Além disso, é importante atentar para a época do ano que você vai ir. Como eu estava indo em março, no fim do inverno europeu, resolvi deixar Itália e Espanha para outra oportunidade, pois queria aproveitar o litoral desses países na estação mais quente.

Para quem quer conhecer mesmo a Europa e não pode se dar o prazer de desfrutar de uma viagem de meses, uma boa opção é começar pelas capitais mais badaladas. E foi o que fizemos! Para fugir ao máximo da função dos aeroportos (o que piloto menos quer é entrar em avião durante suas férias rsrsrs) e não “perder tempo” dentro de trens, escolhemos capitais próximas as outras. O legal é que todas as principais capitais dos países europeus são ligadas por estações de trens e é fácil (e super recomendado) comprar passagem com antecedência pela internet, no site da Eurostar ou Thalys.

Trem bala Europa

Começamos por Paris, a principal porta de entrada de brasileiros na Europa e uma das cidades mais visitadas do mundo. Eu achei uma semana pouco para ficar em Paris, pois queria aproveitar cada cantinho da cidade, cada museu, cada monumento, cada patisserie, cada lojinha fashionista… Na verdade, eu já queria ficar por lá forever kkkk Mas claro, o período para se ficar em Paris vai depender do quanto tempo tem de viagem. Cinco dias no mínimo.

Torre Eiffel Paris França viagem dos sonhos

De lá, pegamos um trem de duas horas para Londres e ficamos quatro dias e três noites no Soho, no meio da muvuca. Acredito que Londres tenha bem menos atrações turísticas do que Paris e apesar de ter sido bem corrido, acho que quatro dias na cidade foram suficientes, visto que tínhamos apenas 21 dias para visitar quatro países.

Piccadilly Soho Londres

De Londres, a ideia era pegar um trem para Amsterdam, mas a Bélgica fica logo ali, no meio do caminho, então paramos para dormir uma noite em Bruxelas e aproveitar um dia inteiro para passear pela cidade. Vale a pena dar uma esticada até Bruges, uma cidadezinha estilo medieval, no interior do país. Bem charmosa.

Bruges Belgica cidade medieval cavalos

De Bruxelas pegamos um trem para o ultimo destino do roteiro: Amsterdam. Como a cidade é relativamente pequena, pretendíamos ficar apenas três dias, mas acabamos estendendo nossa eurotrip e ficamos uma semana. Deu para conhecer muita coisa (o ideal era ter ficado mais tempo em Londres e talvez um dia a mais em Bruxelas, mas já estávamos com os hotéis reservados e pagos, assim como as passagens de trem).

amsterdam canais flores Holanda

Para aproveitar muito bem sua viagem sem stress, lembre-se que menos é mais. Ou seja, menos cidades e mais tranquilidade para turistar e apreciar as belezas de cada destino. Nada de querer conhecer várias cidades em pouco tempo e tornar sua trip uma correria, você acaba aproveitando nada. Outro segredo é não calcular os preços do euro em real, mas ter em mente o quanto em euros e libras (no caso de Londres) você pode gastar. E evite ao máximo usar cartão de crédito, para não ter susto quando ver a fatura.

Eu adorei cada cantinho que passamos e acho que foi o timing perfeito em cada lugar. Se você tem algo a acrescentar, vou ficar bem feliz de ler seu comentário :)