Depois das emocionantes semanas de moda da Europa e de Nova Iorque, começou o São Paulo Fashion Week e simultaneamente, o Shanghai Fashion Week. A semana de moda de Xangai é a principal da China e uma das mais dinâmicas e esperadas da Ásia, que conta ainda com a de Beijing e tantas outras mais regionais.

Quando o Instituto do MET Museum de Nova Iorque anunciou, no início deste ano, que a exposição seria sobre a China (leia mais aqui) – e ainda foi considerada a exposição de moda mais famosa do MET – previa-se que o país iria se destacar e muito na cena fashion mundial. E o legal é que a imprensa internacional destacou que a semana de moda de Xangai está cada vez mais agradando multidões de chineses com sede de moda e compradores do país e do exterior, que estão de olho nos designers chineses e abrindo as portas de suas boutiques para eles.

 O Shanghai FW começou dia 13 de outubro e terminou ontem, dia 21. Na passarela foi apresentada a coleção Spring 2016 de renomados estilistas chineses e de outros que estão surgindo agora no mercado, mas que já estão garantindo seu lugar ao sol. Os desfiles aconteceram no Taiping Lake Park, uma região super agradável no bairro mais descolado da cidade, o Xintiandi.
Dá uma olhada no que já rolou e o que promete ser tendência na primavera/verão de 2016 na China, e porque não, no mundo?!

• Boundless

A veterana na SFW, Zhang Da tornou-se mundialmente conhecida como designer da Shang Xia, uma grife chinesa de luxo criada pela label francesa Hermès. Na sua própria marca, Boundless, a estilista mistura alta costura com elementos que representam a cultura e a história revolucionária chinesa. Para a passarela, ela trouxe uma coleção minimalista, com linhas retas e design enganosamente simples. Muitos modelos assimétricos, saias e calças midi (suuuper em alta) e vestido moletom, confirmando a onda esportiva. Achei o máximo que ela estampou caracteres chineses em algumas peças, o que é super raro de se ver, diferente das palavras em inglês.
Boundless Shanghai Fashion minimalista assimetrico vestido moletom

• Fake Natoo

A designer de Beijing, Zhang Na, trouxe para a passarela muito branco, tecidos fluídos e esvoaçantes (que apareceram muito nas semanas de moda da Europa), camadas em sobreposição e estampas impactantes. Mas como menos é mais, os modelos que mais se destacaram na coleção foram os com shapes mais simples, com drapeados na lateral que moldaram o corpo das modelos, vestidos abertos nas costas que conferem uma pitada sensual e elegantes macacões. A escolha das cores e a leveza dos materiais super lembram o frescor do verão!
Fake Natoo vestido costas abertas
Fake Natoo shanghai look all white branco tecido fluido drapeado

• Black Spoon

It’s all about drama e romantismo na coleção de primavera do designer Moti Bai, que contou com vestidos de seda estampados e esvoaçantes, mangas e golas com babados, looks todo com listras e camadas e mais camadas de organza formando silhuetas volumosas. Tudo super feminino e levemente girlie. Destaque para a make fofa, estilo bonequinha, com a pele branca, as bochechas bem marcadas e boca com contorno de coração.
Black Spoon Shanghai vestido babado romantico

• Nicole Zhang

Com uma coleção inspirada nos anos 80 e uma pitada de Rock’n Roll, Nicole Zhang é uma das estilistas chinesas que mais ousa. Conhecida por sua linha divertida e despojada, ela se mostrou fiel ao seu estilo. A coleção Spring 2016 é super fun, com uma overdose de jeans denim, mix de estampas e prints engraçados, como os bustiês abaixo. Eu adorei que ela usou lurex para criar vestidos e conjuntos descolados. E nos pés? Sneakers! Com certeza, o desfile mais moderninho da semana. Nicole Zhang Shanghai moda moderna mix estampas lurex brilho

• Museum of Friendship

Coleção divertida, colorida e com pegada sporty! A marca de Momo Wang, baseada em Londres, fez seu primeiro show no SFW e já chegou, chegando. Com uma coleção chamada “After School”, jeans, saias plissadas, assimétricas e calças com lantejoulas prateadas, foram destaque, assim como o modelo atualizado de uniforme das escolas chinesas, que veio super sexy. Em contrapartida, bordados com motivos de gatinhos e cachorros, remetem a infância.  Me lembrou um pouco o estilo funny da Moschino. Uma coleção super energizante e diferente, adorei!!!
Museum of Friendship oculos coraçao jovem
Museum of friendship coleçao school jeans sporty
O Shanghai Fashion Week contou ainda com mais desfiles, de marcas como I Love Pretty (super clássica), C.J. Yao (adepto do sportwear) e WMWM (que sempre aposta no combo P&B). E teve espaço também para a moda masculina – Hiuman e Feng Cheng Wang foram as marcas menswear que desfilaram nesta temporada.
Agora, cá entre nós, essas produções não perdem nada para as semanas de moda internacionais, não é?! Esses designers chineses são para ficar de olho, pois prometem bombar na cena fashion! Estou curiosa para saber o que acharam, conta vai…