Quando o fim de outubro se aproxima, a gente já começa a pensar em quêeee? Em Halloween, claro! O festival é ocidental e mais comum nos países norte americanos e na Europa, mas com a “invasão” de expatriados na China, no dia 31 de outubro o Halloween é celebrado por aqui também!

As cidades maiores, onde hoje residem milhares de expatriados, organizam bailes de máscaras, festas e eventos de Halloween com direito a concurso de melhor fantasia, e os bares e restaurantes mais frequentados por estrangeiros, recebem decorações temáticas, como imagens de bruxas, fantasmas, monstros e gatos pretos penduradas nas paredes e lanternas e abóboras de Halloween por todo lado.

O costume de bater de porta em porta – trick or treating” ou “doces ou travessuras” – não é tão comum como acontece nos países ocidentais. Mas em bairros e condomínios onde há uma considerável população de estrangeiros, os próprios chineses costumam organizar o passeio das crianças de casa em casa, o que mostra que eles também estão mais receptivos com os nossos costumes. É a fusão cultural entre ocidente e oriente.

doces ou travessuras halloween china

E quando se fala em concurso de fantasias, os estrangeiros levam a brincadeira muito a sério, mas os chineses não ficam para trás. Tem fantasias realmente horripilantes! E os prêmios são realmente bons! Se eu soubesse que o concurso da festa que fui oferecia uma viagem com acompanhante e tudo pago para um resort na beira da praia mais bonita da China – Sanya – eu teria ido muito bem preparada. Mas isso foi no meu primeiro halloween na China e eu prometi que no próximo eu iria vestida para ganhar! rsrsrs

Hong Kong, que tem forte influência inglesa (leia mais aqui), é a cidade com as maiores celebrações. A Disney e o Ocean Park, que são os principais parques temáticos, são criativamente decorados para a data e apresentam shows de halloween durante o mês todo. Além disso, para quem procura festa de arrepiar, opções é o que não faltam: o baile anual de mascáras do Duddell’s; a balada Angels & Demons do CÉ LA VI; a Formatura dos Zumbis ou Zombie Prom do Zuma; a festa anual The Dead and Famous is Back da Brickhouse; e muita música e dança na Hauted House no Woobar são apenas alguns dos eventos à escolha de quem está na cidade.

disney hong kong halloween ocean park hong kong festival halloween

Shanghai e Beijing também tem suas assustadora festas anuais, assim como Xiamen, onde moro e tantas outras cidades residência de expatriados. A MAO Live House, uma das maiores casas de eventos de Shanghai , por exemplo, já iniciou as comemorações das bruxas e no ultimo fim de semana rolou muita festa e fantasias criativas. Por isso, se tiver por lá no dia de Halloween, não deixe de celebrar. É realmente muito divertido!