Na semana passada, quando ainda estava de “férias” no Brasill, uma leitora me enviou o link de uma matéria de um portal de notícias que falava sobre a nova moda na China, que estava fazendo a cabeça dos chinesesusar plantas, flores, folhas e galhos de plástico na cabeça. Folhas e flores até tudo bem, porque as chinesas adoram usar coroa de flores como enfeite de cabelo. Mas nessa nova trend, o negócio é usar os adereços como se estivessem brotando da cabeça.

Eu achei a matéria meio exagerada e não quis falar sobre aqui no blog até ter certeza se era verdade ou não. Pronto, nos meus primeiros dias de volta à China, eu pude constatar – essa é a febre do momento! Aí eu me pergunto, todo esse tempo no país e ainda não entendi que aqui na China a gente vê de tudo?! hehehe

Não se sabe exatamente porque essa moda surgiu, mas os grampos e prendedores de cabelo com plantas começarem a ser vendidos em Beijing, uma das cidades mais turística da China, e logo se espalharam pelo país inteiro. Depois das plantas surgiram ramos de flores, frutas e até cogumelos fakes.

Comerciantes ambulantes e lojinhas de tranqueiras chinesas, de norte a sul do país, estão lucrando com a venda desses acessórios. O preço baratinho, de ¥ 2,00 a 5,00 yuans, provavelmente, é um dos motivos para que essa moda tenha se propagado a velocidade da luz. E foi um boom tão rápido e um sucesso tão grande que até a CNN fez uma matéria sobre esse estilo de acessório. Aí você pensa: que coisa mais bizarra! E foi exatamente o que pensei no início. É estranho, um tanto weird, mas quando você sai as ruas e vê as pessoas usando, se torna até divertido.

Jovens, entusiasmados, não perdem tempo ao ver um banquinha comercializando esse tipo de prendedor de cabelo. As meninas experimentam e logo pegam seus Iphones ou Samsungs (que mais parecem um tablet, de tão grande) para tirar selfies. Se emocionam, dão pulinhos, naquele jeitinho chinês fofo de ser. Eu mesma presenciei algumas cenas assim. E claro, também entrei no clima kkkk É uma coisa tão banal, que, provavelmente, será esquecido assim que surgir a próxima “moda do momento”, mas são coisas assim, novas e diferentes que trazem mais graça ao nosso dia a dia tão corriqueiro e estressante, não é!? E talvez por isso, essa tendência tenha feito a cabeça de chineses e de turistas de maneira tão rápida.

ultima moda china plantas flores na cabecaultima moda china planta flores na cabeca moda na china grampo de planta folha no cabelo moda na china plantas na cabeca

Agora quero saber de vocês, o que acharam dessa moda? Usariam ou não?