A Shanghai Fashion Week pode ser a semana de moda mais popular da China, mas a China Fashion Week, que acontece em Beijing é a oficial. O evento acontece na capital da China desde 1997 e em 2011, passou a ser patrocinado pela Mercedes-Benz. Os desfiles acontecem no Beijing Hotel e no 751D Park.

Além dos desfiles de estilistas chineses, o maior evento de moda da China traz worshops, concursos e premiações. O CFW ainda oferece aos novos designers a oportunidade de mostrarem seu trabalho. Um dos momentos mais esperados por eles é a premiação do Mercedes-Benz China Designer, concurso em que é escolhido o melhor designer, entre os inscritos. E atenção estilistas do Brasil (!!!): estrangeiros também podem concorrer ao prêmio! Basta de inscrever no site e apresentar uma pequena coleção de cair o queixo! Segundo a WWD, a ganhadora deste ano, Xiao Li, fará parte do Londres Fashion Week no próximo ano. Top, né?!

Bom, selecionei algumas fotos de marcas que conheço e que trouxeram algo de muito relevante para essa estação e fiz um resumo das próximas tendências, de acordo com os estilistas chineses. Confira:

ILOVECHOC

A marca do designer Wei Chao surgiu em 2009 e é sucesso entre os fashionistas chineses, graças as suas diferentes e impactantes criações. A coleção de primavera/verão 2016 não poderia ser diferente. Para começar eu achei incrível o tema dessa coleção: Greenhouse (Efeito Estufa). O desfile foi dividido em duas partes. A primeira, chamada “Breath” e a segunda, “Alleviation” (“Folêgo” e “Alívio” respectivamente).

As cores preto e cinza foram usadas na coleção, para representar a neblina causada pelos gases nocivos produzidos pelos seres humanos e que, claro, degradam o meio ambiente. Peças em PVC e bandage são para imprimir nas pessoas a sensação de estarem vinculadas a poluição. Ou seja, elas poluem, mas também sofrem com isso.

Para representar o meio ambiente, na parte “Alleviation” tivemos muitas cores vivas, principalmente azul e verde. As modelos utilizam uma espécia de voal, branco e transparente, para representar as nuvens claras e livres da poluição e colados à eles, desenhos de boca e nariz.china fashion week I love Choc desfile final china fashion week i love choc poluiçãoEm um dos países mais poluídos do mundo, a ideia de conscientizar as pessoas sobre isso e fazer um pedido velado de cuidado com o meio ambiente, através da moda é algo a ser aplaudido de pé. Aprovadissímo!!!

NE-TIGER

O estilista de alta costura abriu os trabalhos dessa temporada de China Fashion Week. Modelos clássicos e mais cara de China impossível, a coleção de primavera/verão da marca pode não ser tão ready-to-wear no dia a dia, mas que dão um show de beleza, classe e chiqueza, isso não podemos negar. Cortes simples, que valorizam o corpo das modelos e estampas maravilhosas inspiradas na arte chinesa resumem a magnitude dessa coleção. Destaque para os vestidos modernos e ainda mais elegantes, com a gola do tradicional traje chinês, o qipao.

ne-tiger-haute-couture-collection-china-fashion-weekchina fashion week arte chinesa vestidos festa

OUDIFU Li Zuliang

Figura carimbada no top 10 melhores fashion designers chineses, Li se inspirou na geografia e no reino vegetal e animal da província chinesa de Yunnan, para criar essa coleção.  Designs étnicos inspirados nos povos em minoria da região foram destaque da coleção, que contou ainda detalhes dos animais como o pavão, o elefante e da flor Dali, desenhados a mão nas roupas. Mangas largas em triângulo e franjas, que prometem continuar em alta, remetem aos trajes típicos desses povos.china fashion week ODIFU LI ZULIANGoudifu designer chines etnicos

Gente, e o que é o print étnicos desses vestidos? A mistura de cores e de estampas é realmente linda! Mais um artista que conquistou meu coração, pois mostrou através da moda, um pouco das belezas naturais de uma região e da história e das tradições de um povo tão distante da moda atual.

ALICIA LEE Li Kun

Looks românticos, com rendas florais e muita transparência, que dão um toque ousado as produções, foi o que mais apareceu no desfile de Li Kun. A coleção foi inspirada nas obras de arte e arquitetura do artista da União Soviética El Lissitzky. A estilista trouxe também um pouco da tendência esportiva, com listras unicas e scarpins usados com meia soquete.

china fashion week renda sporty Alicia Lee Li Kun

JEFEN By Frankie

Um dos estilistas mais veteranos, Frank Xie Fang da marca de alta costura Jefen By Frankie, fechou a semana de moda com chave de ouro. Para a passarela, ele trouxe franjas, babados, shapes estruturados e tecidos fluídos, que se viu muuuito nos desfiles de primavera/verão das semanas de moda internacionais e claro, já podemos dizer: tem que ter no guarda-roupa! O estilista brincou com a assimetria, trazendo blusas de um ombro só e vestidos com um lado mais longo. A coleção foi inspirada no Jardim do Éden e usou tecidos de alta qualidade, como seda pura, cetim, organza e jacquard. Os detalhes lembravam as artes tradicionais chinesas e o artesanato. E pasmem: tudo feito a mão!

china fashion week jefen babados blazer capa all whiteFotos China Fashion Week

O total de nove dias de Fashion Week tiveram ainda muitos outros desfiles de marcas importantes, e não só para mulheres, mas também para o público masculino e infantil e para as noivinhas (já estou de olho :D). É realmente um evento muito importante para a cena fashion da China, quanto do mundo. Fiquei impressionada com as coleções, povo oriental arrasando no mundo fashion. Clap, clap, clap!

O que você achou? Conta aí… :)