Ahhh, a tecnologia… as vezes nos perguntamos, como vivíamos antes dela existir? Eu me questiono com frequência, e vocês? Confesso que, apesar de fazer bom uso da tecnologia {alô Skype e FaceTime, ainda bem que tenho vocês para matar as saudades de quem ficou no Brasil}, eu não sou o tipo de pessoa que entende tudo de gadgets ou tem milhões de aplicativos no celular. Tenho um ou outro app que são os meus favoritos e aqueles que fazem minha vida muito melhor aqui na China, ou seja, não dá para viver sem! E o melhor, todos free.

aplicativos usar na china

  • App de Metrô

Uma coisa que funciona muito bem na China é o transporte público – você consegue chegar em qualquer lugar by bus, os táxis são baratos e nas principais cidades há metrô com linhas que te levam para todos os cantos. E quando falo em principais cidades na China, falo em cidade grande, mas graaande mesmo, tipo 10 milhões, 20 milhões de pessoas. E para atender todo mundo, os mêtros costumam ter várias linhas e infinitas estações. A maneira mais fácil para você se achar, saber qual a melhor rota, qual linha pegar, quanto tempo leva e qual estação descer, é usando o aplicativo do metrô. Otimiza muito o seu tempo e evita que você se perca no meio de milhões de chineses (lembre-se: a grande maioria não fala inglês e portanto será mais difícil conseguir ajuda). O aplicativo Metrô de China ou MetroMan é ótimo! Ele rastreia sua localização e permite que você escolha qualquer cidade da China que tenha metrô, ou seja, abrange a China inteira.

Ou se você preferir, pode baixar o app do metrô de cada cidade – Shanghai Metro, Beijing Metro, Shenzhen Metro…

  • Taxi Book

Continuando no mesmo assunto – transporte público, usar táxi na China é extremamente conveniente. Além de ser muito barato, geralmente é bem fácil de conseguir. Mas para aqueles dias que você está com pressa ou em uma hora que não passa táxi nenhum, existe o app Táxi Book. Você ativa a procura, ele pesquisa os táxis mais próximos da sua localização e o motorista que quiser fazer a corrida dá um “aceitar”. Você manda o endereço em chinês e ele te retorna com o número da placa do carro, para você saber quando seu táxi chegar.  Bem prático. O único problema é que o app é todo em chinês, mas depois que você sabe o caminho das pedras é só ir clicando nos botões certos. O app é bem simples e não tem outras funções, então é tranquilo de se achar. E para quem quiser um serviço de táxi particular, na China também existe o Uber. Mas caso você não saiba nada mandarim, tem que torcer para cair em um motorista que entenda inglês.

  • Pleco Chinese Dictionary

Meu companheiro quase que diário! O Pleco é um dicionário inglês-mandarim (e vice-versa), um simples tradutor que, definitivamente, eu não vivo sem aqui na China. Mesmo arranhando o mandarim, quando algum chinês não entende meu tom ou quando eu realmente não sei a palavra, eu recorro ao Pleco. Mas aí você pensa, se for por isso, posso usar o Google Translate. Certo?! Errado! Tudo bem que o Google Tradutor é totalmente free, todo mundo usa e não tem como competir (nem vou falar dele muito porque todo mundo conhece). Mas o que eu acho ruim no Google Translate é que ele traduz toda a sentença da maneira que quer e as vezes a tradução fica totalmente sem nexo.

O Pleco, apesar de não traduzir frases, não te dá somente a tradução da palavra em pinyin (alfabeto ocidental) e o ideograma chinês (essencial para o chinesinho te entender), mas ainda mostra a definição da palavra, utilização em frases e a sonoridade. Você ainda encontra no app, o histórico de palavras pesquisadas e pode salvar as mesmas dentro de pastas organizadas por assunto que você mesmo definir. É uma mão na roda!

Ele também tem um dos melhores sistemas de OCR, o Optical Character Recognition, que lê a mensagem em chinês e traduz ideograma por ideograma, melhor do que a tradução do Google. Mas o OCR é pago (USD 11,99). Descobri faz pouco tempo e ainda estou maravilhada, vocês não tem ideia de como é ruim olharmos para todos os lugares com escritas chinesas e não entendermos nada. Isso faz toda a diferença!

  • Nemo Chinês Mandarim

Aprender, pelo menos o básico do básico, do idioma do país que você esta visitando é interessante tanto para você se comunicar melhor e conseguir se “virar” durante a viagem, quanto para se mostrar cordial com os locais. No caso do mandarim, os chineses ficam surpresos e muitas vezes, contentes, quando veem que você sabe falar a língua deles. Um simples “Ni hao” ou “Xie xie” (olá e obrigada, respectivamente) vindo de um laoway, já fazem o dia deles. E o melhor: presenciar a cara de espanto do chinês quando ele ver que você sabe mandarim!

No app Nemo Chinês Mandarim você tem a opção de escolher quantas palavras quer aprender por dia e ele te ensina em pinyin e caracteres. O estudo é através de exercícios simples que ajudam na fixação da palavra. Cada dia você aprende palavras novas. E nos dias que você não estuda, ele te lembra de praticar. Ou seja, esse app é para ninguém arranjar desculpa…

  • VPN Express e Betternet

Já falei sobre esse assunto aqui no blog e ontem desabafei no snap kkkk {adiciona ChinaChic8}. A internet na China é realmente um teste de paciência! O VPN é a salvação para conseguir acessar as redes sociais, o Google, Gmail, Youtube e todos os outros milhares de sites que são bloqueados aqui na China. Sem VPN não se vive no mundo digital (a não ser no mundo digital chinês), por isso, nem se atreva a vir para a China sem um app de VPN cadastrado no seu smartphone, tablet e/ou notebook.

O VPN Express é um dos mais usados e recomendado, devido ao seu uso fácil. O Betternet tem a mesma função (procure assim, escrito junto). Como eu moro aqui, eu tenho uma conta anual do Astrill e nunca usei esse último app, mas foi muito bem indicado por pessoas próximas que vem ao país com frequência.

E para garantir que tudo funcione bem, baixe os apps antes de chegar na China, especialmente o do VPN. Eu já passei por um sufoco quando apaguei o app do Astrill quando estava no Brasil e e esqueci de baixa-lo novamente antes de voltar. Foram dias tentando até conseguir abri-lo novamente, mas ufa, consegui!