Palácio de Verão, Templo do Céu, Praça da Paz Celestial, Parque Beihai, só para citar alguns sights imperdíveis de Pequim. Há tanto o que se conhecer e admirar nesta cidade, que a capital chinesa merece mais um post na tag Destino China. Neste quarto e último post vou falar sobre atrações encantadoras e históricas que são must-see! Todos estavam na minha lista de lugares a conhecer, mas infelizmente, os dois dias e meio que estive na cidade não foram suficientes para visitar tudo :(

Diferente de Shanghai, onde três dias é suficiente para conhecer muita coisa, Pequim demanda mais tempo. Além de ter muitas atrações turísticas, estas costumam ser grandes e mais distantes umas das outras. Por exemplo, a Muralha da China fica fora da cidade e a Cidade Proibida é tão grande que toma, no mínimo, uma tarde para conhece-lá. Se você pretende ir ou está indo à Pequim, organize bem seu tempo e não deixe de visitar esses lugares (eu já estou louca para voltar lá e conhecer pessoalmente cada cantinho).

Beijing é mais uma cidade da China onde a mistura da tradição com a modernidade é indiscutível (estão aí as hutongs para confirmar isso). O tamanho da cidade é além do imaginável! Turistas devem se concentrar no distrito de Dongcheng, que é onde ficam as principais atrações. A Cidade Proibida, assim como a maioria das hutongs, ficam na parte central de Dongcheng. Quer saber o que mais você não pode perder?

Praça da Paz Celestial (Tian’anmen Square)

De cara para a entrada principal da Cidade Proibida, a praça mais conhecida como Tian’anmen é a maior praça do mundo (!!), com cerca de 440 mil metros quadrados. Você pode até conhecer ambas atrações (praça e Cidade Proibida) no mesmo dia, mas prepare-se para caminhar muito. A Tian’anmen foi construída a pedido de Mao Tse Tung para celebrar a grandiosidade do Partido Comunista. Ela foi palco do famoso protesto/massacre de 1989. O que o turista vai ver? O Monumento das Pessoas Heróis, o Mausóleo de Mao Zedong, prédios no estilo soviético e diversos políciais fardados marchando ou a cavalo (a segurança é super reforçada). Não dá para deixar de conhecer, pois é símbolo histórico da China.

tian'anmen Praça da Paz Celestial coração Beijing

praça da paz celestial segurança monumento pessoas herois

Templo do Céu (Temple of Heaven / Tiantan)

Considerada uma das construções mais lindas da China e o templo mais fantástico de Pequim, esta atração é o item número um da minha lista. O lugar não é apenas um templo, mas sim um conjunto de prédios construídos a partir do ano de 1400. São mais de três milhões de metros quadrados (consegue imaginar o tamanho disso?), sendo grande parte área verde. As principais construções são o Templo do Sol, a Abóbada Imperial Celestial, o Altar Circular e a Sala de Oração para Boas Colheitas (todos é preciso pagar 2o yuans para entrar), e eram onde o Imperador fazia suas oferendas e orações. O Templo do Céu é muito maior que a Cidade Proibida, casa do Imperador, porque, diz a lenda, ninguém ousava construir um lugar maior do que o destinado para os céus. O templo fica na parte sul de Dongcheng.

templo do ceu temple of heaven beijing china

templo do céu temple of heaven beijing oferenda oração

Palácio de Verão (Summer Palace / Yiheyuan)

Famoso por seus jardins imperiais maravilhosos, os palácios serviam como casa de verão da família Imperial. Delícia, né!? O lugar é tomado por água. É aqui que fica o Lago Kunming e a Colina da Longevidade, dois dos principais spots. Além da Ponte dos 17 Arcos, que passa pelo lago, o Longo Corredor que, como o nome já diz, é um longo corredor todo decorado, o Templo da Virtude Budista, entre tantos outros. Mais uma atração bem linda e bem grande para conhecer em Pequim. O Palácio de Verão, assim como o Antigo Palácio de Verão, ficam na parte norte da cidade e ambos são considerados patrimônio cultural da UNESCO.

Summer palace Palacio de Verao jardim imperial

lago Kunming lake Palacio de Verao Pequim

Parque Beihai (Beihai Gongyuan)

O que não falta em Pequim são parques, não sei dizer quantos, mas são muitos³. Só nos arredores da Cidade Proibida já nos deparamos com vários e um dos mais importantes é o Beihai Park. Este é considerado um dos mais belos jardins chineses. Ele concentra anos de importantes histórias da China e por isso é um dos mais procurados pelos turistas. Próximo do Beihai fica o Zhongnanhai, que já foi centro político de diversos gorvenos chineses ao longo dos anos e, atualmente, é sede do Partido Comunista da China.

Beihai Park centro Beijing

Beihai park ponte lago

Outras atrações importantes são o Templo dos Lamas, a Drum e a Bell Tower, o Museu Nacional da China, o Templo do Confucius, o parque Jingshang… ufa, são tantas atrações. E quando bater a fome, não deixe de experimentar o pato à Pequim no restaurante Quanjude Roast Duck, o prato mais típico de Pequim no restaurante mais tradicional da cidade.

Zàijiàn 再见