Nǐ hǎo 你好… quero dizer, olá! estudar aprender chines mandarim

Quando se viaja para outro país onde o idioma é diferente, é importante e de bom tom aprender algumas palavras-chaves da língua local, como “olá”, “bom dia”, “obrigada” e por aí vai. Peguei essa “mania” de baixar aplicativos para aprender outros idiomas faz pouco tempo, mas consegui praticar o pouquinho que sei de francês em Paris e dizer algumas palavras em vietnamita, quando visitei o Vietnã. Eu só sabia meia duzia de coisas, mas já foi o suficiente para arrancar uma cara de espanto do garçom do restaurante kkkk

Quando se trata de China, eu diria, aprender mandarim é praticamente obrigatório e necessário para nossa sobrevivência! Tá, sem exageros, claro que a linguagem corporal e os gestos as vezes funcionam e nos pontos turísticos você até encontra chineses que falam inglês, mas vai dizer: não rola uma curiosidade, uma vontade de aprender algumas palavras e frases em mandarim? É o idioma mais falada no mundo!!! Até mais do que o inglês, afinal, a população chinesa ultrapassa um bilhão de pessoas…

Hoje eu estudo mandarim em uma escola para estrangeiros, mas quando cheguei na China, me virava só com o que aprendi usando o celular. Muitos me perguntam se é difícil. Eu, sinceramente, não acho a gramática chinesa difícil, é menos complexa que o português, mas o que complica para nós estrangeiros é a pronúncia dos tons (e a escrita dos caracteres, claro). Quando a palavra está em um conxteto, os chineses, geralmente, conseguem entender mesmo se o tom não está próximo do real, mas se não tem um contexto, aí ferrou… você pode repetir 10 vezes até que a pessoa consiga entender o que você está querendo dizer… ou não. Então, não esqueçam: pronúncia é tudo!

• Nemo Chinês Mandarim

Já comentei desse app aqui, é um dos meus preferidos, pois é simples e fácil de usar. Ele te mostra a palavra em português (ou no idioma que você preferir) e a tradução em chinês, escrita em pinyin (alfabeto) e em hanzi (caracteres chineses) e o áudio de falante nativo, que ajuda muito na pronúncia. Você pode escolher quantas palavras quer aprender por dia e, se quer aprender palavras ou frases essenciais ou perguntas comuns do dia a dia. Ele ainda te dá a opção de gravar a sua voz e depois comparar com o áudio do “professor”. Na versão completa (custa U$9,99), você aprende a pedir direções, ir às compras, puxar conversa, pedir comida, reservar um hotel e várias outras coisinhas importantes.

nemo app chines aprender mandarim

• Aprenda Chinês Grátis: Frases e Vocabulário para Viagens, Estudos e Morar na China

Esse app é semelhante ao Nemo, mas mais focado em frases inteiras. Ele te explica exatamente o que falar em chinês em determinadas situações e ainda tem frases básicas prontas, em português, com tradução em pinyin e hanzi, que ajudam muito no dia a dia. Por exemplo, quando algum chinês não entende, de jeito nenhum, o que você está dizendo ou perguntando, é só mostrar a pergunta em hanzi. A versão completa custa U$ 4,99.

• Learn Mandarin ®

Um pouco mais completo e avançado (apesar de ser mandarim básico) que os demais e mais focado em lições. Ele é dividido por assuntos: Educação; Família; Cidades; Viagens; Cores; Números; Compras; Roupas, entre outros. E você estuda de acordo com o assunto de sua escolha. Você aprende através de exercícios audiovisuais e são mais de nove tipos de lições, entre elas jogo da memória, quiz, lista de estudos e áudio.

• Monki Chinese Class: Aprendiz de Idiomas

Esse app é para aqueles que querem aprender a escrever os caracteres chineses. Na verdade, ele foi criado para as crianças, por isso é composto de ilustrações fofas e coloridas. Cada caracter é representado pelo desenho do seu significado e você precisa escrever o ideograma por cima do desenho, traço por traço. Sim, é bem infantil, mas ajuda muito a fixar a sequência correta de escrever um ideograma e a associá-lo ao seu significado.  O app te chama atenção quando o traçado está errado e tem áudio, o que ajuda a entender a pronúncia correta.monki chinese class aprender mandarim

Se você quer aprender um pouco desse idioma tão antigo e que parece de outro mundo, mas na verdade não é (!), seja por curiosidade ou por necessidade, não deixe de fazer o download destes aplicativos. São todos free e não necessitam de acesso a internet. E ajudam muito! Depois, quem sabe, podemos bater um papinho em mandarim. Topas?

Zàijiàn