Virada de ano chegando e a gente começa a lembrar das simpatias para o Ano Novo: pular sete ondas, guardar sete caroços de uva, comer lentilha… Sem falar da cor da roupa: branco traz paz, amarelo e dourado trazem dinheiro, vermelho paixão e por aí vai. E assim como nós brasileiros temos nossas superstições, os chineses também tem. A diferença? As deles valem o ano todo!

Ok, tenho que admitir que eu também tenho e você, provavelmente, também tem aquela superstição de que passar por baixo da escada traz má sorte, quebrar espelho dá sete anos de azar ou bater na madeira três vezes afasta as coisas ruins (eu sempre faço isso). Mas no fundo, sabemos que estas e tantas outras superstições não passam de crenças populares. Não é?!

Mas para os chineses, superstição é assunto sério. Eu fico impressionada com a quantidade de crenças que eles tem e como seguem a risca cada uma. São histórias contadas a milhares de anos, passadas de geração a geração e muitos nem sabem mais de onde surgiram ou o que significam. Mas de qualquer maneira, eles realmente acreditam no poder das superstições!

Já falei em outro post sobre o significado das cores e hoje vou falar sobre os números, afinal, para muitos povos, os números são místicos e tem um significado, mas na cultura chinesa, isso é ainda mais forte. Tradicionalmente, eles associam os números com o significado das palavras com pronúncia semelhante (assim como eles fazem com os nomes e mais um monte de coisas) e a relação com os números interfere muito no modo de vida. Quer ver?

O número “4” é o mais temido, o odiado, o número do azar. Isso porque o quatro em mandarim, sì 四, tem a pronúncia parecida com a palavra “morte”. Muitos prédios pulam o 4° andar (apenas para efeitos psicológicos, claro, pois se tem quinto andar, o quarto, de fato, existirá fisicamente), afinal ninguém quer trabalhar no andar do azar. Os números de telefone celular que contenham o “maldito” quatro, são mais baratos. E os chineses não comemoram o aniversário de 4 anos, nem de 44. E ‘deuzulivre’, marcar casamento para o dia 4 do mês. Ou seja, assim como alguns de nós evitam o número 13, praticamente, todos os chineses evitam o 4.

numeros na china supersticao

o “8” é queridinho, o número da sorte. O som da palavra oito, ba 八, é semelhante a “prosperidade” e “riqueza” em mandarim. Quanto mais oito’s a pessoa tiver, mais sortuda e afortunada ela será. A fixação é tanta que os telefones com o número oito são mais caros e a senha do wifi de vários lugares é 88888888 (oito vezes o número oito). Quer mais? A cerimônia de abertura das Olímpiadas de Beijing foi no dia 08/08/08 as 08:08. Vários voos internacionais que partem da China tem o número oito na sua identificação, o KL888 da KLM de Hong Kong para Amsterdam é um exemplo. E também para efeitos psicólogicos, é comum ver preços terminados em 8 nas lojas e restaurantes, por exemplo ¥ 88.

numero da sorte na china 8 dinheiro

numeros chineses supersticoes

Os números zero , dois , três , sete 七 e nove  também são considerados números da sorte, pois são associados com palavras de significados bons.  Há um ditado chinês que diz que “coisas boas vem em pares”, por isso o número 2 traz sorte. Achei bacana e verdadeiro. O número 9 também tem um significado legal. Ele está ligado a longevidade e eternidade e por isso é muito usado em casamentos. 

Já o cinco 五 e o seis  são considerados números de azar. O cinco por ter a pronúncia parecida com a palavra “não”. Aliás, chinês não gosta de falar “não”, isso significa “perder a face”, para eles. Maaas, se o 5 está associado com outro número ruim, ele tem um significado bom. Achou confuso? Olha o exemplo do 54 (dois números de azar), juntos significa “não morte”, portanto, é uma coisa boa.

Ah, e quando um número está repetido, os chineses acreditam que aquilo que ele representa, se multiplica. Por isso, é  comum eles desejarem para pessoas queridas 8899, que significa fortuna e longevidade em dobro. Então, neste fim de ano, eu desejo à todos meus queridos leitores 8899 e muitos 8’s em suas vidas 😀

Beij888888s 3 b0a s3mana!