Famosa pelas festas, especialmente, a Full Moon Party, Ko Pha Ngan é um dos destinos tailandeses preferidos entre os jovens turistas. A ilha fica no leste da Tailândia, no Golfo da Tailândia, entre as ilhas de Ko Samui e Ko Tao.

Mas uma das maiores ilhas da Tailândia, com mais de 120 km², vai muito além de festas. Ko Pha Ngan tem praias lindas (muitas praias, na verdade), templos, cachoeiras e uma região mais tranquila, para aqueles que viajam com a família e procuram descanso.

Para escolher onde ficar hospedado, é preciso ter em mente o que você deseja. Thong Sala, no lado oeste, é onde fica o Pier. E você só consegue chegar em Ko Pha Ngan de barco (enquanto o aeroporto não fica pronto). Se quer festa, fique ao sul de Thong Sala. Se quer praias bonitas, fique ao norte de Thong Sala. E se quiser ficar retirado em um resort tranquilo de frente para o mar, fique no lado leste da ilha.

Os mochileiros e viajantes com budget apertado, costumam ficar em Hat Rin, praia no extremo sul da ilha, onde acontece a Full Moon Party. Há guesthouses e outras hospedagens com preços mais em conta do que no resto da ilha, mas em compensação, são mais simples e a região não tem tantas belezas naturais.

Como nosso objetivo era curtir as praias, além de aproveitar a noite de lua cheia para conhecer a famosa Full Moon Party, ficamos em Hat Chaophao, mais ao norte do lado oeste da ilha, que é de fácil acesso. O meio de transporte no lado oeste é a moto. É muito tranquilo e barato de alugar moto e de conseguir combustível. Eu não indico andar a pé, pois a ilha é grande e cheia de lombas, fica beem complicado, demorado e cansativo ir de uma praia a outra caminhando.

por do sol sunset piscina hat chaophao ko phangan ferias tailandia
Sunset no hotel com vista para Hat Chaophao
meio transporte moto ilha ko phangan tailandia
Nossa motinho e dois elefantes que encontramos no caminho

O mais divertido é passar o dia montado na motinho, se aventurando pelas estradinhas da ilha e parando de praia em praia. Adoro esse tipo de aventura e no fim da viagem, o saldo de lugares visitados é maior do que se estivessemos a pé. Com o aluguel da moto, conseguimos conhecer e aproveitar várias praias em um mesmo dia. E ainda fomos em cachoeira, sunset bar e restaurante.

As praias mais lindas, na minha opinião, são Ko Ma, Ao  Chalok Lam e Secret Beach (pertinho de Hat Chaophao). Na verdade, Ko Pha Ngan é considerada uma ilha de praias paradísiacas, mas em algumas delas, o mar não estava tão cristalino como nas fotos que vimos pela internet. Pegamos algumas noites com chuva e um local nos disse que a água do mar estava um pouco turva naquela semana. Acho eu não demos tanta sorte…

KO MA

Ko Ma praias paradisiacas Ko Phangan Tailandia

AO CHALOK LAM

Ao Chalok Lam paraiso ilha ko phangan tailandia

Ao Chalok Lam praia paraíso Ko Phangan Tailandia

SECRET BEACH (após uma chuva no fim de tarde)

secret beach hat chaophao ko phangan tailandia

A Ao Chalok Lam, ao norte, foi a que mais nos surpreendeu. Era a praia menos movimentada de todas que visitamos (acho que não é tão conhecida pelos turistas) e era onde o mar estava mais cristalino. A areia branquinha e os coqueiros inclinados pela força do vento completam o cenário paradísiaco, que é digno de filme. Do pier de Ao Chalok Lam você pode pegar um long tail para Hat Khuat, mais conhecida como Bottle Beach, uma praia que só acessível por barco. Limos alguns reviews falando que a praia é linda, ideal para relaxar e fazer snorkel. Realmente é super tranquila, mas no dia que fomos, o mar não estava dos mais divinos.

Eu ainda indico conhecer as praias Hat Salad, Hat Yao, que é mais cheia e com vários resorts à beira da praia e Hat Son, que é menor e mais calma. As três ficam uma ao lado da outra.

BOTTLE BEACH (HAT KHUAT)

Bottle beach barco long tail ko phangan tailandia

HAT SALAD

vista hat salad praia ko phangan tailandia

Hat Salad praia mar Ko phangan

Ko Pha Ngan ainda esconde muita natureza e cachoeiras maravilhosas. As mais famosas são a Nam Tok Than Sadet e Nam Tok Phaeng. Eu conheci a Paradise, que fica pertinho da praia Ao Chalok Lam e é simplesmente linda. O acesso é bem fácil, pergunte como chegar em algum estabelecimento local, que os tailandeses ficam felizes em ajudar. A cachoeira fica escondida entre grandes árvores e muito verde e o cenário é encantador. Uma paz. Vale a pena o banho!

cachoeira paradise waterfall natureza ko phangan tailandia

cachoeira Paradise waterfall paz banho ilha ko phangan

Eu fiquei hospedada no Sunset Hill Boutique Resort. A área de lazer é ótima, mas os quartos são bem simples. Aliás, a não ser que você fique no lado leste da ilha, não espere encontrar muito luxo e conforto em Ko Pha Ngan. Próximo da data da Full Moon Party, a ilha lota de turistas e o preço dos hotéis e pousadas dispara e é aconselhável reservar hospedagem com antecedência. Nas praias do leste da ilha eu não cheguei a ir, pois não são acessíveis de moto. Mas é ali a região mais tranquila e onde ficam os melhores resorts, como o Anantara (rede de resorts que eu amo).

Curtiu? Amanhã tem mais post sobre Ko Pha Ngan, fique conectado! :)