Harbin é aquele tipo de cidade encantadora. Localizada no nordeste da China, recebe influência direta dos ventos congelantes da Sibéria, por isso, é uma das cidades mais frias do país e no inverno chega a fazer -25° celsius!!! Consegue imaginar tanto frio? Eu não. Mas é aí que entra a beleza do lugar.

A cidade sedia o Harbin International Ice and Snow Sculpture Festival, também conhecido como Ice Lantern Festival ou Harbin Ice Festival, o maior festival de esculturas de gelo do mundo! O festival acontece todo os anos, de 5 de janeiro até fim de fevereiro. Além de lotar de turistas, a cidade fica repleta de luzes coloridas e verdadeiras obras de arte esculpidas no gelo, espalhadas por quatro atrações imperdíveis.

Uma das principais atrações é o Ice and Snow World, um mundo de mais de 750 metros quadrados de esculturas de gelo que consomem mais de 300 mil metros cubicos de neve. As esculturas são inspiradas em contos tradicionais chineses e em famosas obras arquitetônicas mundias, como a Muralha da China e as Pirâmides do Egito. E assim que escurece, em torno das 4 horas da tarde, as esculturas ficam iluminadas e coloridas, o que dá um efeito ainda mais lindo. Além de apreciar essas obras de arte, o turista ainda pode participar de eventos culturais e praticar esportes de inverno, como esqui.

Repara na réplica da Muralha da China feita com gelo. Incrível, não?!

ice snow park neve gelo cor harbin china

Ice and snow escultura gelo e cor harbin castelo

ice snow park templo de gelo neve harbin china

ice snow park muralha da china gelo harbin

ice snow park gelo e luz colorida harbin china

Outro parque temático, é o Snow Sculpture Art Expo que fica no The Sun Island Park. Tem o maior museu de arte em neve do mundo e muitas esculturas esculpidas maravilhosamente. Tipo, quase inacreditável de tão perfeito. A exposição tem diferentes temas a cada ano e costuma expor esculturas que representam outros países, como Rússia, França, Japão e Coréia do Norte. O parque é todo branquinho, coberto por neve, uma paisagem realmente linda.

snow expo parque neve beleza inverno harbin

snow sculpture escultura neve harbin china

snow sculpture expo park escultura neve harbin

snow sculpture museu escultura neve desenho harbin

Próximo do rio Songhua, o Zhaolin Park é outro lugar imperdível de Harbin. Um parque agradável, com um lago artificial, algumas belas pontes e jardins e, no verão, fica repleto de flores coloridas e perfumadas. Já no inverno, é aqui que acontece o Ice Lantern Show. As lanternas de gelo são feitas com água congelada, gelo natural do rio Songhua e luzes e então esculpidas. Foram as ice lantern que deram origem ao festival. As obras são divididas por temas que retratam obras clássicas chinesas, prédios históricos e costumes. Igrejas no estilo europeu, flores, jardins, leões, dragões e tantos outros objetos esculpidos em gelo são expostos aqui. Durante o dia, algumas esculturas até parecem reais (!!), digo, parecem ser templos, prédios e pontes de verdade.

Zhaolin Park Harbin templo entrada gelo

Zhaolin park ice lantern festival harbin

zhaolin park harbin templo gelo neve inverno china

zhaolin park esculturas de gelo flores luzes harbin china

zhaolin park festival inverno china dragao coloridoAcredita que esses dragões são feitos de gelo? Quanta beleza!

A atração mais recente do festival é a Songhua River Ice and Snow Happy Valley, que fica sob o congelado rio Songhua. Além de esculturas de gelo, todas as atividades de inverno que você pode imaginar tem aqui: futebol na neve, bicicleta especial, patinação, karting e tantas outras. 

rio songhua escultura colorida gelo harbin china

rio Songhua congelado esportes de inverno ski patinacao harbin

rio Songhua congelado harbin china

Fonte imagens: acervo próprio, Flickr

E mais do que uma exposição de esculturas em gelo, o Ice and Snow Festival é também uma amostra da arte e cultura chinesa e também internacional. E além de turistas, a cidade recebe artistas e especialistas de esculturas em gelo, do mundo todo, que participam de competições. Durante o festival, há também competições desportivas, como ski, patinação no gelo e trenó.

Desde a primeira vez que ouvi falar desse festival, fiquei doida para conhecer Harbin. Ainda não tive a oportunidade de ir, mas está na minha wish list de viagens. Uma amiga, que tinha o mesmo desejo que eu, acabou de voltar maravilhada de lá (e congelada também). Essa é outra dica mega importante: levar roupas apropriadas para a neve e frio extremo. Claro que se você vai viajar para um lugar que faz -20° graus, você vai pensar nisso. Mas no caso dessa amiga, ela ganhou a viagem de surpresa do marido. Vestiu todas as roupas mais quentes que tinha no ármario e foi. Não foi suficiente, afinal, não é todo dia que temos casacos e acessórios tecnológicos, recomendados para essas temperaturas, no nosso closet.

Você pode chegar nas atrações de táxi, ônibus ou transfer do próprio hotel. Em Harbin você encontra grandes redes de hotéis para ficar hospedado, como o Kempinski, Holiday Inn, Ibis Hotel, Shangri-lá, entre outras ótimas opções que você encontra aqui.

Se você também se encantou por Harbin e pretende conhecer o Festival de Gelo e Neve, neste site tem várias informações pertinentes, como horários de funcionamento, valor do ingressso, como chegar por meio de transporte público e até tours turísticos de três a seis dias.

Agora vista o seu casaco de neve, seu gorro e manta térmicos e curta as belezas de inverno de Harbin!