O que mais me encanta com a chegada do Ano Novo Chinês é, como cada cantinho ganha vida, com pequenos enfeites e detalhes que, juntos, decoram o ambiente das casas e cidades, criando um clima mágico.

E adivinha qual é a cor principal?! O vermelho, claro! Não é só no look de Ano Novo que os chineses costumam usar vermelho, mas também na decoração das casas, prédios, lojas comerciais, shoppings e ruas. Eles consideram esta, uma cor auspiciosa, que traz boa sorte e fortuna. Além do vermelho, muito amarelo e dourado, que representam ouro.

O principal item de decoração são as lanternas, dos mais diversos formatos e tamanhos, que estão penduradas por toda parte. Aliás, é muito comum ver as lanternas sendo usadas como enfeites, nos principais festivais da China. No cair da noite, elas se acendem e deixam o cenário ainda mais bonito. Recortes de papel vermelho são comumente encontrados nas portas dos prédios e das casas (para espantar o Nián seria um dos motivos). E até na dos armários. Aqui em casa, alguns ficaram de herança da antiga moradora rsrs E como 2016 será o ano do macaco, os recortes de papel ganham desenhos de macacos. São macaquinhos por toda a parte – em esculturas, bonecos infláveis, bichos de pelúcia…

lanternas ano novo chines decoracao

acessorios ano novo chines venda vermelho dourado

recortes de papel decoraçao ano macaco portas

ano do macaco china pelucia

As flores também tem seu papel importante no decoração de Ano Novo, principalmente a peônia, que é considerada a flor da riqueza e da sorte. São tão bem vindas, que aqui no jardim do condomínio onde moro e em outras partes da cidade, peônias de plástico foram amarradas junto a galhos secos de árvores. Deu um efeito super fofo. Também tenho visto muitos vasos grandes com orquídeas (minhas preferidas), especialmente roxas. As orquídeas simbolizam a perfeição, a integridade e a amizade.

Outro tipo de decoração bem diferente que me chamou a atenção foram as pequenas árvores de kumquat. Kumquat é uma fruta cítrica bem parecida com a laranja, mas de tamanho menor. Em mandarim, kumquat se chama “jin ju shu”. Jin tem a mesma pronúncia que “ouro” e o nome tem um carácter semelhante ao carácter da palavra “sorte”. Portanto, a kumquat é sinônimo de riqueza e sorte. Diz-se que essa fruta é bem comum no sul da China e eu vi muito em Hong Kong, na semana passada.

decoracano ano novo chines lanternas peonias

flores peonias orquideas ano novo chines

kumquat planta ano novo chines

Outra prática super comum, uma tradição na verdade, é entregar envelopes vermelhos com dinheiro dentro para seus familiares, especialmente crianças. Por isso, envelopes vermelhos com escritas e desenhos em dourado é o que mais se encontra à venda em estabelecimentos comerciais, nesta época do ano.

tradicao ano novo chines envelope vermelho dinheiro

Meses antes do Ano Novo Chinês, você já vê os lugares enfeitados com todos esses acessórios – vermelhos, principalmente, muito provavelmente por causa do Natal e do Ano Novo gregoriano. Mas, são cerca de 10 dias antes do feriado de Ano Novo Chinês que as pessoas começam a decorar suas casas para valer, assim como os prédios comerciais e as ruas. E aí sim que a cidade fica encantadora. O chinês pode ser um povo com muitos defeitos  (que, na verdade nós consideramos defeito, mas o fato é que são apenas culturas e comportamentos muito diferentes) mas o carinho e o cuidado que eles tem com cada detalhe, tanto com a decoração quanto com os costumes, são de se admirar.

鑫年快乐 Xīn nián kuàilè (Feliz Ano Novo)!