O carnaval terminou no Brasil e o Ano Novo Chinês já chegou na China, portanto, tenho a impressão que 2016 finalmente começou pra valer! De acordo com o zodíaco chinês este é o ano do macaco. O macaco é considerado uma animal esperto, inteligente e astuto. Portanto, 2016 deve ser um bom ano para negócios e também de muitas mudanças, especialmente para quem é macaco… quero dizer, para quem nasceu no ano do macaco.

ano novo chinês animal macaco china

Ao total, são 12 animais no zodíaco e o macaco é o nono da lista. Como esses animais foram escolhidos? Bom, os chineses tem uma história para explicar como eles foram selecionados e ordenados (claro, eles sempre tem uma histórinha para tudo).

Conta-se que há milhares de ano atrás, o Imperador de Jade quis designar os animais mais velozes da terra para o calendário, e para isso, organizou uma corrida. Nesta época, o gato e o rato eram bons amigos, mas ambos eram meio preguiçosos e estavam dormindo no momento da corrida. Dada a largada, o páreo foi duro, mas o boi chegou em primeiro lugar. Ou quase. No momento da corrida, o rato estava dormindo na cabeça do boi e foi considerado o primeiro animal a atravessar a linha de chegada. Depois veio o tigre, o coelho, dragão, cobra e assim por diante, até o último animal, o porco. E o gato, dorminhoco, ficou fora da lista. “Fora da lista?” Pensou o gato. Ele não se conteve e foi brigar com o rato, por ele não ter chamado o amigo para participar do corrida. Sim, a parte que eu considero a mais engraçada (e sem noção da história) é que o gato, até hoje, persegue e quer matar o rato por causa dessa corrida. Acredita? E isso só comprova mais ainda o egocentrismo do chinês de achar que os gatos e ratos não se suportam, por causa de uma história criada por eles….

Tom e JerryTom e Jerry (amo!) retratam muito bem essa história chinesa!

Mas enfim, eu ouvi essa história de algumas amigas chinesas e depois fui checar na internet. E não é que vários sites contam a mesma coisa?! Não se sabe, exatamente, se o rato não chamou o gato para a corrida, de próposito ou por esquecimento. Parece história infantil, mas sabe… acho que, no fundo, eles acreditam que seja verídica.

E vamos a parte que interessa: a lista dos “vencedores”!

Aproveite para conferir qual animal você é, de acordo com o ano de seu nascimento.

animais calendario lunar ano novo chines china animais calendario lunar china ano novo chines macaco

Pessoas que nascem no ano do macaco são consideradas espertas, sociáveis, auto confiantes e inovadoras, mas também arrogantes e egoístas. Porém, devido à sua inteligência e outras características positivas, os chineses gostam de crianças nascidas no ano do macaco. Portanto, preparem-se para ver muitos chineses recém nascidos em 2016!

Até porque, dizem que as crianças nascidas no ano do galo e do cachorro (os próximos da lista), são muito inquietas. Isso porque, há um ditado em mandarim que significa “bagunça, desordem” e as palavras do ditado tem a mesma pronúncia que galo e cachorro em chinês. Superstições, superstições….

Eu nasci em 88 e sou dragão, o 5º da lista. E você? Conte qual animal você é aqui nos comentários :)