Já escrevei sobre as tradições e superstições, sobre as cores e sobre as decorações de Ano Novo Chinês aqui no blog, recentemente. E para finalizar a semana de posts sobre o tema, afinal o feriado de sete dias está chegando ao fim, decidi reunir algumas imagens que apareceram na minha timeline do Instagram e do Wechat. Ou seja, separei fotos postadas na véspera de Ano Novo, por amigos e conhecidos chineses. A cada imagem que eu via, eu me sentia fazendo parte daquele momento e consegui compreender melhor o modo como eles celebram esta data e o que é realmente importante para eles. Por isso, achei interessante compartilhar com vocês, que me acompanham aqui e que gostam de, junto comigo, conhecer um pouco mais da cultura chinesa.

Na mesa de jantar da véspera, não pode faltar peixe. Ouso dizer que ele é o prato principal da noite. Peixe, que em mandarim se traduz “yu”, tem a mesma fonética que a palavra “extra”, portanto, os chineses acreditam que comer peixe na véspera de ano novo, traz “sobras”. E sobra é coisa boa – dinheiro de sobra, sorte de sorte, saúde de sobra… Resumindo, o peixe simboliza a prosperidade.

E ele é servido assim, com cabeça e rabo. Alias, os chineses não veem graça em comer apenas filé de peixe, gostoso é comer ele inteiro. Em algumas regiões, os peixes são servidos com muito molho, como o da segunda foto.

mesa de jantar vespera ano novo chines

prato chines peixe

O que não pode faltar também é jiaozi, nome em chinês da guioza, que é um pastelzinho recheado com carne de porco e verduras. O jiaozi simboliza fortuna, pois tem formato semelhante aos papelotes de ouro usados antigamente na China.

O vinho ou qualquer outra bebida alcoólica representa a longevidade, vida longa. Álcool, em mandarim, é “jiu” e tem a mesma pronúncia que “muito tempo”.

prato chines fit jiaozi guioza

vinho bebida ano novo

O Ano Novo Chinês, para os chineses, é como o nosso Natal. Tempo de reunir a família e celebrar. Os chineses que moram fora da sua terra natal, voltam para casa, para passar a data com a família. Por isso, este feriado é considerado o maior deslocamento de pessoas do mundo. Abaixo minha amiga Yvq com parte da família, numa cidade do interior da China.

Ah, e reparem nos looks vermelhos – essa é a cor da sorte e da fortuna, como já comentei por aqui algumas vezes.

celebrar ano novo chines vermelho familia

Meu noivo, Rodrigo, passou a véspera de ano novo no batente, junto com a tripulação. E como a tradição manda usar vermelho, as comissárias vestiram lenços vermelhos por cima do uniforme. Na foto, as duas do meio fazem o sinal de “Gōngxǐ fācái” que em uma tradução livre significa “desejo um próspero e rico ano”.

IMG_8971

Minha amiga Alone (sim, esta é o nome ocidental dela) mostrou todo o dinheiro que ganhou dentro dos envelopes vermelhos. É tradição os chineses presentearem familiares e pessoas próximas, especialmente crianças e jovens, com envelopes vermelhos, que vem recheados de notinhas de yuan!

presente ano novo envelope dinheiro yuan

Eu acompanhei as comemorações da virada de ano novo nas cidades grandes, como Pequim e Xangai, pela CCTV, principal canal chinês. E foi linda! Na Cidade Proibida, em Beijing, é onde acontece a celebração oficial e é um show e tanto, com música, apresentações de danças e fogos de artifícios.

Os fogos, apesar de serem proibidos em algumas cidades, por causa da poluição, fazem parte das tradições chinesas de ano novo, pois o povo acredita que o barulho espanta os fantasmas. Em Shanghai, no The Bund, a queima de fogos foi linda!

ano novo chinês cidade proibida beijing dança celebração

decoraçao ano novo chines beijing china

ano novo chines fogos de artificios shanghai

Você acompanhou as celebrações de Ano Novo chinês? Gostou de conhecer um pouco mais da cultura chinesa? Quero saber sua opinião e suas experiências. Divida-as nos comentários :)