O post de hoje é sobre um assunto que eu adoooro e estava ansiosa para compartilhar aqui, o #ShanghaifashionWeek. De 8 a 16 de abril rolou o Shanghai Fashion Week FW 2016, onde marcas chinesas conceituadas apresentaram as tendências e novidades para o próximo Outono Inverno. Desde que fui para a China tenho curiosidade em ir no SFW e conhecer mais sobre o trabalho dos estilistas nacionais e conferir como é a atmosfera dessa semana de moda. Neste temporada eu fui e quero dividir um pouco dessa experiência com vocês. Foi a minha primeira vez na Semana de Moda de Shanghai, que já está na 12ª edição.

Era minha ùltima semana na China antes de voltar ao Brasil para algumas semanas de férias, mas como já acompanho as semanas de moda mundiais há tempos, estava doida para acompanhar a de Shanghai. Afinal, estamos falando de uma das maiores metrópoles do mundo e centro fashion da China e mesmo que a Beijing Fashion Week seja considerada a Semana de Moda oficial da China, a de Shanghai é a mais esperada e frequentada pelo povo fashionista.

A SFW acontece no XintianDi, o bairro mais descolado da cidade. Caracterizado pelo conjunto de construções da antiga Shanghai e por ter uma atmosfera bem moderna, essa descrição pode soar contraditória, mas é exatamente essa mistura do antigo com o novo que faz do bairro um charme só. Por isso, não teria lugar melhor para sediar a Semana de Moda da cidade.

E a SFW é um verdadeiro evento: várias celebridades, convidados cheios de estilo, burburinho pra lá e pra cá, fotográfos por toda parte, poses para cliques de look do dia e muitos flashes. Assim como acontece nas Semanas de Moda internacionais, mas em uma proporção menor, já que as Semanas de Moda da Ásia ainda não são tão assediadas como as da Europa e de Nova Iorque.

Isso é o que rola fora das passarelas, mas o que rola dentro?

Uma das novidades desta temporada foi a forma de apresentação das coleções. As marcas Museum of Friendship, Boundless, Yirantian, Haizhen Wang, Hiuman, entre outras, inovaram e fizeram, literalmente, uma apresentação da coleção, ao invés de desfile na passarela. A estilista-diva-poderosa que eu tanto admiro, Diane Von Futersberg da DVF mostrou sua coleção FW 2016 no New York Fashion Week nesse mesmo estilo, com uma apresentação performática incrível. De maneira bem discontraída, sem perder o dinamismo da passarela e totalmente visionário e inovador. Eu curti e vocês?!

Museum of Friendship (MOF)

A marca da designer Momo Wang, ainda é uma criança. Surgiu em 2012, mas já é uma das mais esperadas do SFW, é a queridinha dos chineses fashionistas e uma das que eu mais tinha curiosidade em assistir. A coleção Outono Inverno 2016, denominada CSM Kids, é uma continuação da ultima coleção, After School, que eu já falei nesse post. CSM Kids foi inspirada nas meninas da Central Saint Martin, de Londres, a universidade onde Momo se formou em 2011, e trouxe elementos do estilo girlie, como saias e vestidos rodados, peças com babados, além de pantaccourts, casacos estruturados, jaquetas bomber e até estampas com frases divertidas, como “deadline” e “go to library”. Ou seja, tudo que lembra os velhos tempos no campus da CSM.

Além da nova coleção, as modelos trouxeram para o cenário montado para a performance, muita diversão. Elas dançaram umas com as outras, fizeram poses para os fotográfos, tiraram selfies, deram risadas, brincaram, pularam e se deitaram no chão. FUN, definitivamente, é a palavra que define a MOF.

museum of friendship winter 16 shanghai fashion week

museum of friendship old school colecao inverno sfw

Museum of Friendship RTW Fall 2016

museum of friedship shanghai fashion week fw16

Yirantian

A jovem designer Yirantian Guo se formou em Londres há poucos anos, mas a consistência de suas coleções a tem colocado em pauta no cenário fashion da Ásia. Conforme ela mesma já confessou, seu estilo de criação envolve modernismo, desconstrução e abstração. E isso ficou evidente na coleção Fall Winter 2016, que trouxe materiais luxuosos, como o couro, alfaiataria e cortes retos, simples e modernos. A cartela de cores é estrita ao preto, branco e marrom.

A apresentação da coleção fugiu do padrão do SFW e foi realizada na famosa região do The Bund.

yrantian shanghai fashion week branco e preto inverno

yrantian shanghai fashion week couro

YIRANTIAN RTW Fall 2016

Black Spoon

Outra marca conceituada do SFW, a label de Moti Bai é conhecida pelo toque de fantasia nas suas coleções, eu diria, um tanto quanto exóticas. Com uma pegada bem definida desde os primóridos da marca, gótico victoriano com toque romântico, a coleção de outono inverno 2016, chamada “Paradise Circus” é composta por muito veludo, drapeados, camadas e volume. Casacos transpassados, botas e emblemas que remetem ao estilo militar também apareceram. Na cartela de cores, destaque para os tons terrosos, como o marrom e o verde.

A make usada na passarela foi toda feita pela MAC Cosmetics.

Black Spoon RTW Fall 2016

Black Spoon RTW Fall 2016

Ban Xiaoxue

O jovem estilista é conhecido pelas peças com multi-camadas e uso de tecidos e silhuetas fluídas. Nessa coleção, intitulada “I Love You”, o desfile surpreendeu ao trazer um único modelo de casaco em uma única silhueta, feminino e masculino. Além do casaco, os modelos utilizavam apenas uma espécie de segunda pele. Cada casaco, se diferenciava pelo uso de materiais variados, combinação de cores, bordados e apliques. Destaque para as estampas lindas, especialmente, florais.

Ban xiaoxue shanghai fashion week casaco

Ban Xiao Xue RTW Fal 2016

Ban Xiao Xue RTW Fal 2016

Makin Jan Ma

Nascido em Hong Kong e radicado em Londres, o estilista Makin Jan Ma tem uma história muito interessante no mundo da moda. Após se formar na Europa, de estilista masculino, ele passou a trabalhar no cinema, como produtor de filmes. E o mais legal que ele passou a criar o figurino para os próprios personagens dos seus curtas.

Na coleção “I Love All”, ele trouxe para a passarela uma pegada unissex de street stye bem descontraído. Jaquetas estilo motoqueiro, estampas estilizadas, camadas e mais camadas, slogans e frases estampados em peças oversize e desproporcionais (mangas longas, bem longas), tecidos metalizados e tênis cano longo resumem a coleção. Além disso, o que também me chamou a atenção foi o uso de muito tecido felpudo em moletons e jaquetas e das peças masculinas em rosa candy color (homens, o rosa claro está liberado, ok!?).

making jan ma I love all shanghai fashion week

making jan ma unissex shanghai fashon week fw16

Makin Jan Ma RTW Fall 2016

Makin Jan Ma RTW Fall 2016

Fonte imagens: WWD e acervo próprio

O evento ainda abrangeu diversos outros desfiles – Fake Natoo, Alicia Lee, Makemake, Haizhen Wang, só para citar alguns. A grande maioria são jovens designers chineses que estudaram em conceituadas universidades da Europa e trabalharam para renomados estilistas internacionais, mas que voltaram à China para mostrar seu trabalho. A cada temporada, a mídia nacional se mostra mais positiva com o SFW, tanto pelo apelo comercial quanto pela quebra de paradigmas em relação à qualidade. O evento está chamando a atenção da mídia do mundo todo e de compradores locais e internacionais e está aumentando a influência cultural de Shanghai como capital aspirante da moda na Ásia.

Comente o que você achou… eu A-DO-REI a experiência. Temporada Spring Summer 2017, estarei lá de novo! 😀