Faz um tempão que penso em escrever sobre esse assunto e teve até algumas seguidoras do blog que me pediram para falar sobre os produtinhos de beleza famosos por essas bandas – ou seja, o que a gente mais encontra nas perfumarias e lojas de cosméticos da China. Então pedido feito, pedido aceito. Vou começar a “série de posts” falando sobre o produto de beauty mais amado pelas orientais (considerando a variedade de tipos e marcas que encontramos à venda): a facial mask.

mascara facial china

Tenho certeza que toda mulher sabe o que é máscara facial e até já deve ter feito alguma mistura inusitada de avocado com banana, mel, aveia, sal, farofa, leite, ovo e por aí vai, porque leu em alguma revista ou site de assuntos femininos sobre o milagre que tal mistura fazia para a pele. #quemnunca

Mas aqui na Ásia nada de passar trabalho com a mistura das máscaras faciais tradicionais ou caseiras. Como esse povo gosta de praticidade (e com razão), eles trataram logo de criar a máscara facial que já vem pronta. Geralmente, são feitas de tecido ou papel e embebidas em diversos ativos benéficos para a pele. É superprática, rápida e fácil de usar, pois já vem recortada no formato do rosto. O modo de uso não tem segredo: é só retirar a máscara da embalagem, aplicar sobre o rosto, deixar agir por 10 a 20 minutos e voilà, tira a máscara e irá se sentir com pele de bebê… ou quase isso. O material, tecido ou papel, vem tão molhado, que logo gruda na face como se fosse adesivo, mas não incomoda em nada.

 

mascara facial como usar china

Para quem ainda não conhece os benefícios das máscaras faciais, elas servem para hidratar, purificar, revitalizar, tonificar, nutrir e acalmar a pele, dependendo da composição. A maneira como a máscara pronta é aplicada faz com que a pele absorva melhor e mais rapidamente os ativos, se comparada a máscara tradicional, pois fica em contato direto com a pele do rosto, grudadinha. Podem ser usadas semanalmente e ajudam a potencializar os efeitos do creme hidratante diário.

Esse produto de beleza surgiu na Ásia e é sucesso não só entre as chinesas, mas também entre as coreanas e japonesas. Na China existem infinitas marcas, composições e preços. É o produto de beleza que mais toma conta das prateleiras das perfumarias e lojas de cosméticos do país. Basta entrar em uma Sasa da vida e já dará de cara com várias prateleiras, graciosamente, intituladas “Mask Center” ou “miànmó zhōngxīn (面膜中心)” ou divididas por marcas. Além da Sasa, encontramos uma variedade de marcas e tipos na Watsons, Siemings e tantas outras redes de lojas chinesas de cosméticos.

IMG_1826

mascara facial centro lojas

facial mask publicidade

Segundo uma pesquisa realizada pela indústria de cosméticos da China em 2015, a facial mask é o item de maior desenvolvimento na indústria da beleza do país, com crescimento de 25% ao ano e com 10 anos de vendas, atingiu o valor de mercado de 30 bilhões de RMB em 2015, o que equivale a mais de 4.5 bilhões de dólares. Oi? Preocupadas com a poluição, as mudanças climáticas e os raios solares, as chinesas da geração 80 e 90 são as maiores consumidoras.

Pelo mundo, a facial mask também virou hitSephora (encontre aqui), Givenchy (aqui), Shiseido (aqui) são só algumas das marcas mais conhecidas que se renderam a essa belezinha asiática.

Algumas composições envolvem ácido hialurônico, colágeno, argila, vitaminas e tantos outros ativos que prometem fazer milagres com a pele, entre eles, prevenir rugas e até eliminar olheiras. Outra dica importante é cuidar na hora da compra para escolher uma máscara ideal para o seu tipo de pele: seca, mista ou oleosa. Bem, na China, vou na sorte (ou na embalagem mais bonitinha), já que a descrição é, quase sempre, toda em mandarim (sou semi-analfabeta por aqui ainda :/ ). Mas uso muito, pois além de ser ótima para a saúde da pele, a facil mask ainda ajuda a eliminar a sujeira, poluição e oleosidade do rosto, que vamos combinar, na China tem aos montes…