Eu sempre insisto na tecla de que a moda chinesa pode ser conceitual e estilosa, sim! E alguns dos assuntos mais presentes na minha vida – China, moda e aviação – foram destaque fashion internacional nessa semana. Uma das maiores empresas aéreas da China e também conhecida por fazer parte da lista das 10 companhias mais seguras do mundo, a Hainan Airlines, fez uma parceria inédita e inovadora com o renomado fashion designer chinês Laurence Xu.

O resultado? Uniformes de alta-costura para os comissários de bordo!! A parceria começou a dois anos e o estilista Laurence Xu desenhou mais de 1000 modelos e testou mais de 100 amostras de roupas e acessórios até chegar ao resultado final. O novo uniforme foi apresentado no evento 2017 Laurence Xu Haute Couture Show, no Salão de Baile do InterContinental Paris LeGrand, no ultimo 4 de Julho, durante a Semana de Alta-Costura de Paris. Mais chic impossível!

hainan airlines novo uniforme alta costura moda china paris

A inspiração principal para o novo uniforme foi o CHEONGSAM – estilo de vestido tradicional chinês, normalmente usado em ocasiões mais formais. O nome popular do vestido é Qipao, que já apresentei nesse post. Algumas alterações foram feitas no uniforme em relação ao traje tradicional, ainda que poucas. O designer acrescentou elementos modernos de modo a deixar o modelito mais atual, mas manteve as principais características do Cheongsam – justo e fechado, com colarinho alto e leve fenda na saia.

Hainan Airlines New Uniform Cheongsam qipao moda china

A estampa foi outro processo a parte e que merece destaque. Os padrões coloridos que remetem às nuvens e ao céu no colarinho e ao mar e às montanhas na barra, fazem alusão ao novo avião da Hainan e ao Roc, um pássaro místico que representa força. Ainda tem mais, de acordo com a Hainan, as mangas 3/4 denotam simplicidade e a quantidade certa de modéstia. O avental é projetado como um vestido em forma de tulipa, afim de enfatizar elegância, feminilidade, estética apurada e praticidade. Na cartela de cores, o cinza, cor já adotada nos uniformes anteriores da Hainan, predomina.

Hainan-Airlines

 

hainan alta costura china paris

moda china paris Hainan-Airlines

Os idealizadores tiveram o cuidado de combinar clássicos da arte oriental com a silhueta ocidental moderna e essa fusão de elementos chineses tradicionais com a moda internacional, resultou em modelos lindos e muito fashionistas. Segundo eles, essa parceria representa muito mais que o resultado de uma combinação entre moda e aviação. Representa a experiência de moda durante as viagens jornadas e o compromisso que a companhia tem para com as expectativas dos seus passageiros, que estão em constante mudança.

Esse é o quinto modelo de uniforme da companhia aérea, que não lançava um novo padrão de uniforme desde 2010. Sem dúvida alguma, esses novos modelos são os de maior sucesso na história da empresa e tem tudo para encabeçar a lista dos uniformes mais icônicos de todos os tempos. Uma bela estratégia para alçar a companhia a voos cada vez mais altos e levar seu nome ao mundo todo.

Se os uniformes são confortáveis, não sei dizer, mas são maravilhosos, não são?! Bateu até uma vontade de virar flight attendant só para poder vesti-lo…